O Palmeiras levou o clássico diante do Santos ao fazer 2 a 0 na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda neste domingo, o Red Bull Bragantino acabou sendo derrotado pelo Athletico-PR, por 2 a 0, no Nabi Abi Chedid.
Com o resultado, o Palmeiras reassumiu provisoriamente a segunda posição, com 55 pontos, dez atrás do Atlético-MG. O Santos, por outro lado, ficou com 35. Já o Red Bull Bragantino seguiu em quarto, com 49.
Na Vila Belmiro, o Santos começou o jogo pressionando o Palmeiras com a clara intenção de surpreender o adversário. Raniel teve duas oportunidades, mas não conseguiu tirar o zero do placar. A equipe alviverde foi gostando do jogo e chegou a marcar com Rony, mas, após consultar o VAR, o árbitro assinalou mão de Dudu e anulou o lance.
O gol, apesar de anulado, fez o Palmeiras crescer, diferente do Santos, que voltou a sofrer com desatenção. Aos 43 minutos, Dudu deu belo passe de letra para Raphael Veiga. O meia deu assistência espetacular para Rony empurrar para o fundo das redes. Desta vez, valeu. Do outro lado, o time alvinegro viu Marinho, em cobrança de falta, jogar rente ao ângulo de Weverton.
O segundo tempo começou movimentado. Aos três minutos, Vinícius Zanocelo arriscou um chute de fora da área, mas Weverton fez um milagre com as pontas dos dedos para salvar o Palmeiras, que respondeu. Raphael Veiga parou no goleiro João Paulo.
O Palmeiras foi para cima e ampliou aos 23 minutos. Após contra-ataque puxado por Piquerez, a bola chegou em Rony, que só rolou para Raphael Veiga estufar o ângulo de João Paulo. Em desvantagem, o Santos se entregou, viu o adversário administrar o resultado para confirmar a vitória.
No Nabi Abi Chedid, o Red Bull Bragantino fez um bom primeiro tempo e criou as principais oportunidades de gol. No entanto, o Athletico foi mais eficaz na etapa complementar e contou com uma falha do goleiro Cleiton, em cobrança de falta de Marcinho, para fazer 1 a 0.
Nos minutos finais, o clube paranaense ainda aumentou com Pedro Rocha após contra-ataque puxado por Nikão.
Curiosamente, os clubes voltam a se enfrentar pela decisão da Copa Sul-Americana, que acontecerá no próximo dia 20, no estádio Centenário, em Montevidéu.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Red Bull Bragantino na quarta-feira, às 19h, na Vila Belmiro, em Santos (SP). No mesmo dia, às 20h30, o Palmeiras recebe o Atlético Goianiense, no Allianz Parque, em São Paulo (SP).