O segundo dia de competições no Pan de Toronto, no Canadá, reservou ao Brasil medalhas em várias modalidades. Algumas bem tradicionais para o país na competição, como o judô e a patinação artística, outras com tom de novidade, como o rúgbi feminino, que conquistou um inédito bronze.
Ao todo, o Brasil soma 13 medalhas, com quatro ouros, quatro pratas e cinco bronzes, na quinta colocação no quadro geral de medalhas. A liderança é do Canadá, com 24 medalhas, dez delas de ouro. Em seguida aparecem Estados Unidos, Colômbia e México. Confira abaixo um resumo do desempenho brasileiro.
Tiro esportivo
O domingo começou com mais um ouro brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Felipe Wu, de 23 anos, foi o campeão na pistola de ar comprimido de dez metros.
Canoagem
O segundo dia oficial de competições começou com o Brasil no pódio. Na prova k4 1000 metros da canoagem, a equipe brasileira conquistou a medalha de prata com Gilvan Ribeiro, Celson Júnior, Roberto Maehler, Vagner Souta. Todos os canoístas recebem o benefício do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
Hipismo adestramento
A equipe brasileira formada por Leonardo Aparecido, João Paulo, João Victor e Sarah Elizabeth levou a medalha de bronze no hipismo adestramento.
Rúgbi
A seleção feminina, conhecida como Tupis, conquistou a medalha de bronze histórica nos Jogos Pan-Americanos.
Patinação artística
No masculino Marcel Sturmer ficou com a medalha de ouro. A quarta medalha de prata do Brasil também saiu da patinação artística. A atleta Thalia Haas ficou atrás apenas da argentina e campeã mundial Giselle Soler.
Judô
Na categoria até 66kg, Charles Chibana levou a medalha de ouro. No feminino, Rafaela Silva ficou com o bronze na categoria até 57kg.
Ginástica artística
A equipe feminina da ginástica ficou com a medalha de bronze no conjunto.
Mountain Bike
No ciclismo MTB, o brasileiro Rubens Donizete terminou a prova na sétima colocação. Já o Luiz Coccuzzi ficou em 16º. No feminino, Raiza Henrique terminou em quinto e a compatriota Isabella Lacerda na sexta colocação.
Saltos ornamentais
No trampolim de 3 metros, Juliana Veloso ficou em sexto lugar, ao somar 294.30 pontos, e Tammy Galera terminou em 11º lugar, com 247.50.
Maratonas aquáticas
Luiz Lima completou a prova na quinta colocação. Já Samuel de Bona não completou a prova.
Squash
A brasileira Thaisa Serafini saiu nas quartas de final para a norte-americana Amanda Sobhy, por 3 a 0.
Tênis
Nas duplas mistas, João Menezes e Gabriela venceram a dupla mexicana Ana Sofía e Manuel Sanchez, por 2 a 1. Já na dupla masculina, Orlando Luz e Marcelo Zormann perderam por 2 a 1 para os mexicanos Hans Hach e Luis Patiño. No feminino, Bia Haddad perdeu para a chilena Fernanda Brito, por 2 a 0. Na simples masculina, João Menezes foi superado pelo equatoriano Gonzalo Escobar.
Levantamento de peso
A Rosane dos Reis terminou a prova dos 53kg em quarto lugar.
Vela
A RS:X começou com liderança brasileira no masculino e no feminino, com Ricardo Winicki e Patrícia Freitas. Na laser radial, Fernanda Coelho terminou em 12º lugar. Robert Scheidt ficou em sétimo na classe laser. Na 49er feminino, as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze ficaram em quarto. Na sunfish, João Augusto terminou a primeira regata em quinto lugar. O barco brasileiro no J24 ficou em quarto.
Futebol
A seleção brasileira estreou com vitória convincente sobre o Canadá, por 4 x 1.