O atleta paralímpico araraquarense Pablo Fabrico Furlan, de 17 anos, conquistou duas medalhas de ouro para a Seleção Brasileira na cidade de NotWill, na Suíça, entre sexta-feira (4) e domingo (6).
Ambas as conquistas foram obtidas durante o 1º Campeonato Mundial de Jovens de Atletismo do IPC (sigla em inglês do Comitê Paralímpico Internacional), disputado por 275 atletas de 40 países, entre os dias 3 e 6 de agosto.
Pablo Furlan conquistou a primeira medalha de ouro na Suíça, sexta-feira, nos 100 metros. Segundo o treinador da Fundesport, Alex Sabino, Pablo fez os 100m na categoria T13 (baixa visão), com o tempo de 11’36 (11 segundos e 36 décimos).
A segunda medalha veio no domingo, na prova salto em distância (T13), com o tempo de 5’12.
Também no domingo, o atleta da Fundesport ainda obteve a quinta colocação nos 400 metros, com o tempo de 57’12.
A delegação brasileira, composta de 10 atletas, conquistou 15 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e três de bronze, resultado que colocou o País em 7º lugar no quadro geral.
A imagem da corrida dos 100m vencida por Pablo pode ser vista no Facebook da página da Prefeitura de Araraquara.
O treinador Alex Sabino comemora os resultados. “Estamos satisfeitos porque trabalhamos muito para isso, mesmo sabendo da capacidade dos adversários do Pablo. Que trabalhou muito e agora é topo do mundo nos 100m e em salto em distância”, afirma Alex.
Ainda segundo o treinador, era sabido também que seria muito difícil obter a medalha nos 400m. “Mas queríamos fazer uma ótima prova e por isso a 5ª colocação também tem que ser considerada, já que disputamos um Campeonato Mundial”, acrescenta Sabino.
Mais conquistas
Vale destacar que nos Jogos Regionais de Sertãozinho, disputados entre os dias 20 e 30 de julho, com Araraquara campeã, Pablo Furlan conquistou três medalhas de ouro para a Fundesport em sua categoria: nos 100m, 200m e no salto em distância.
E no final de março deste ano, Pablo conquistou em São Paulo outras duas medalhas de ouro, também nos 100m e salto em distância, além de uma medalha de prata nos 400m.
As conquistas, todas pela Seleção Brasileira, foram obtidas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens.
Na oportunidade, essa competição foi disputada no Centro Paralímpico Brasileiro da capital paulista, envolvendo cerca de 800 atletas de 20 países, entre 13 e 21 anos de idade, de 12 modalidades.