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Parceira da Embraer lança jato para disputar programa de treinamento da Marinha americana

Jato Freedom foi projetado para transformar o futuro da aviação naval com alto desempenho

A Sierra Nevada Corporation (SNC) anunciou nesta semana o lançamento do Freedom Trainer, aeronave desenvolvida para participar da concorrência do Undergraduate Jet Training System (UJTS) da Marinha dos Estados Unidos.

A SNC é parceira da Embraer na fabricação do avião de ataque leve A-29 Super Tucano, com uma fábrica da aeronave brasileira em Jacksonville, na Flórida.

Segundo a empresa, o jato Freedom é um projeto totalmente novo, concebido para transformar o futuro da aviação naval com alto desempenho e custos reduzidos de ciclo de vida.

A concorrência UJTS é para substituir o BAE T-45 Goshawk, responsável hoje por formar os aviadores navais americanos da Marinha e dos Fuzileiros Navais.

Além do Freedom, estão na competição o Boeing/SAAB T-7A Red Hawk, já escolhido para a Força Aérea Americana (USAF) como novo avião de treinamento avançado; o italiano Leonardo M-346 Master e o sul-coreano KAI TF-50N Golden Eagle.

Desempenho e economia

O novo treinador naval se diferencia por oferecer custos de ciclo de vida até 40% mais baixos em relação aos motores usados hoje pela Marinha e metade do valor de treinadores projetados apenas para uso terrestre.

Sua fuselagem foi projetada para 16 mil horas de vida útil, eliminando a necessidade de programas de extensão não planejados, além de permitir missões com duração 30% a 40% superior em média.

Outro diferencial é o design digital de propriedade da Marinha dos EUA e a arquitetura modular aberta, que garantem total controle da NAVAIR sobre futuras modernizações e integração de novos sistemas ao longo da vida do programa.

Detalhes como quais aviônicos e motores serão equipados na aeronave, assim como dados de performance específica, ainda não foram divulgados.

A SNC apenas informou que a aeronave é capaz de suportar 35 mil pousos ou toque e arremetidas em porta-aviões (pouso enganchado), e que a célula da aeronave terá vida útil de 16 mil horas de voo.

Fonte: Carlos Martins/AeroinFotos: Divulgação SNC

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