A equipe do Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, estará presente no Parque Infantil no sábado (4), das 8h às 12h, para uma ação de conscientização sobre a leishmaniose visceral canina (LVC). Além das informações em relação à transmissão e a prevenção da doença, também haverá petiscos para os pets e sorteio de brindes. A iniciativa conta com o apoio da Elanco, MSD Saúde Animal e Ourofino.
A leishmaniose visceral canina é uma doença parasitária grave. A transmissão se dá por meio da picada do vetor, o mosquito palha, de um cão infectado para outro cão, ou para o ser humano. No caso dos pets, não existe cura – portanto, prevenir é a melhor forma de evitar o contágio. A LVC é uma doença silenciosa, pois os sinais que aparecem no cão podem ser inespecíficos, como emagrecimento, feridas na pele que não cicatrizam, crescimento exagerado das unhas, entre outros. O trabalho de conscientização é feito no sentido de informar que pode ser feito na residência, no quintal, na vizinhança e na comunidade para o controle da reprodução e da sobrevivência do mosquito palha.
“Nosso objetivo é conscientizar tutores de animais, pessoas que trabalham na área da saúde e médicos veterinários. Estão todos convidados para esta ação de prevenção da doença, aguardamos vocês lá!”, convida Rosyane Silva Coelho, médica veterinária e chefe de unidade da Zoonoses e Sinantrópico.
SERVIÇO
Conscientização sobre a leishmaniose
Local: Parque Infantil
Data: 04 de outubro
Horário: das 8h às 12h