As vendas de ovos de Páscoa este ano em Araraquara podem ter um aumento entre 5% e 10%, segundo projeção do Núcleo de Economia do Sindicado do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), que atua em parceria com o Núcleo de Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo da Unesp.
Para a economista Délis Magalhães, o comércio local está trabalhando para buscar esse crescimento, que pode acontecer em razão dedois motivos: a data em que o feriado é comemorado neste ano; e a baixa base de comparação, já que as vendas em 2016 foram muito ruins.
“No ano passado, as vendas tiveram um dos piores resultados em 13 anos, enquanto que nos últimos meses a economia tem apresentado sinais de melhora, refletindo nas compras. A data em que a Páscoa cairá neste ano também favorece as vendas, uma vez que em 2016 o feriado ocorreu no final de março, coincidindo com o pagamento de despesas como IPVA e material escolar. O feriado mais tarde permite que o consumidor se prepare melhor para as compras”, analisa.
Segundo a economista, o comportamento das vendas de Páscoa deve impactar positivamente no mercado de trabalho. O segmento varejista, que apresentou resultado negativo de empregos formais nos meses de janeiro e fevereiro, deve voltar a crescer. “A expectativa é que o número de vagas no comércio melhore devido às contratações de mão-de-obra para as vendas de Páscoa”, projeta Délis.
Para atrair consumidores, os lojistas estão inovando no tamanho dos ovos e em diferentes tipos de brindes. Também não faltam estabelecimentos que investem em promoters e degustações para chamar a atenção dos clientes. De maneira geral, os preços estão semelhantes aos aplicados no ano passado.