No comando da Ferroviária desde fevereiro deste ano, o técnico PC de Oliveira atingiu duas metas da diretoria e dos torcedores para 2017, que eram de manter a equipe na elite do Campeonato Paulista e recolocá-la em uma divisão do Campeonato Brasileiro, feito que foi alcançado com o título da Copa Paulista neste sábado, 25 de novembro, com a vitória nos pênaltis sobre a Inter de Limeira.
Consagrado inclusive com título mundial de futsal, o treinador comemora sua primeira conquista como técnico no futebol de campo. O objetivo, no entanto, veio em uma final dramática, que segundo o próprio técnico, foi resultado da juventude do elenco, que mesmo com os momentos críticos, mostrou um amadurecimento durante o torneio.
PC analisou o jogo deste sábado na Fonte Luminosa. “A juventude do nosso time representa a instabilidade. Fizemos o primeiro gol do jogo e eles pareciam não acreditar que a equipe estava vencendo por 1 a 0. Sofreram pressão, até desmedida, da Internacional, que é uma excelente equipe. O empate saiu no começo do segundo tempo e o jogo se arrastou equilibrado, mas um pouco mais para a Inter do que para nós. E foi quando fizemos o segundo gol. A partir daí o jogo tomou aquela conotação de uma equipe buscando o gol a todo custo e a outra tentando se garantir. O gol no final do jogo parecia uma ducha de água fria. Mas a tecla que a gente vem batendo é essa, de amadurecer. Então para eles foi importante tudo isso, levar até o final, com jogadores jovens tendo que bater pênaltis. Então o sofrimento do torcedor, o sofrimento da cidade, que nós não queríamos que se repetisse, conseguimos diluir um pouco com a vitória nos pênaltis”, explicou.
Para o comandante, o time cumpriu a finalidade proposta e ainda deixou uma boa expectativa de evolução. “O principal é que os meninos e toda a comissão técnica construíram desde o início uma maneira de desafiá-los o tempo todo para que esse amadurecimento fosse um pouco mais rápido. Conseguimos todos os objetivos. A equipe sentiu que pode amadurecer, sabe que tem margem para melhora. Os atletas, como profissionais, sabem que precisam melhorar. Eu sempre digo a eles que a gente só termina o trabalho quando ganha e precisávamos terminar o serviço. E foi isso que conseguimos fazer”, completou PC, que agora voltará todas as suas atenções para a montagem do elenco visando a disputa do Paulistão a partir do dia 17 de janeiro.