Começa à zero hora de sexta-feira, dia 25, a cobrança nas praças de pedágio de Boa Esperança do Sul e Jaú na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-255). Os pontos de cobrança estão localizados nos quilômetros 117+220m, 165+600m, além de Coronel Macedo (331+500m).
A cobrança ocorrerá nos dois sentidos da rodovia, sendo R$ 7,20 para carros no pagamento na cabine e R$ 6,84 a tarifa automática, na praça de Boa Esperança. Motociclistas pagarão uma taxa de R$ 3,60.
Em Jaú, no trecho da Rodovia Otávio Pacheco de Almeida Prado (SP-255), o condutor vai pagar um valor um pouco menor para passar pela praça de pedágio. Os valores serão de R$ 4,40 para pagamento manual, R$ 4,18 a cobrança automática e R$ 2,20 motocicletas.
A cobrança de pedágio foi autorizada após a conclusão integral do Plano Intensivo Inicial (PII), extenso pacote de melhorias que levou aos 285 quilômetros das SPs 255, 249 e 281, de Araraquara a Barão de Antonina, as mesmas condições de segurança e trafegabilidade presentes nas demais rodovias sob administração da Arteris no Brasil.
As pistas contarão com lombada eletrônica e haverá controle de velocidade, cujo limite está estipulado em 40 quilômetros por hora nas vias automáticas. O veículo que ultrapassar esse valor será multado. Além disso, evadir pedágio também configura infração de trânsito, gera multa de R$ 195,23 e adiciona cinco pontos à CNH. Outra novidade é o desconto de 5% nas tarifas para quem utilizar as operadoras automáticas de cobrança (Sem Parar, DBTrans, ConectCar e Veloe).
"O Sistema Arteris ViaPaulista já oferece um novo padrão de segurança e trafegabilidade ao usuário, com atendimento médico pré-hospitalar, inspeção de tráfego, monitoramento 24 horas por dia, guinchos leve e pesado e outros benefícios. As próximas etapas do trabalho envolvem, ainda, a duplicação de mais de 200 quilômetros, instalação de alças de acesso e retorno, viadutos e passarelas", explica Marcelo Afonseca, diretor-presidente das concessionárias estaduais da Arteris.
Investimento
Segundo a empresa, o Plano Intensivo Inicial (PII) durou um ano e demandou investimentos na ordem de R$ 100 milhões, sendo instalados mais de 61 mil metros de cercas, recuperou e implantou 12 mil metros de dispositivos de drenagem e instalou cinco quilômetros de defensas metálicas. Apenas de pavimento asfáltico foram mais de 36 mil metros cúbicos, alterando o cenário rodoviário de toda a região.