InícioDestaque EsportesPersonalidades, clubes e amigos lamentam morte de Dudu

Personalidades, clubes e amigos lamentam morte de Dudu

Ferroviária, Palmeiras, FPF, CBF e técnico Abel Ferreira se manifestaram sobre o falecimento do craque araraquarense

Amigos, ex-companheiros, personalidades e clubes emitiram notas de pesar sobre o falecimento de Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, ex-jogador de futebol que faleceu aos 84 anos de idade em São Paulo (clique aqui para saber mais).

Nascido em Araraquara, Dudu foi revelado pela Ferroviária, onde brilhou como atleta e treinador. O clube emitiu um comunicado neste sábado. Confira:

“A Ferroviária SAF lamenta profundamente o falecimento de Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu. Nascido em Araraquara, o volante defendeu as cores da Locomotiva entre os anos de 1959 e 1963, e formou com Bazani uma das melhores duplas de meio-campo do interior paulista no início dos anos 60. Ele também foi técnico da Ferroviária em 1981. Dudu tinha 84 anos e faleceu nesta sexta-feira (28), em decorrência de uma infecção abdominal, consequência de uma fissura na bacia que o deixou internado por aproximadamente um mês. O clube agradece por todo o brilhantismo e amor de Dudu pela camisa Afeana, e expressa condolências e sentimentos aos familiares e amigos neste momento difícil”.

Também em Araraquara, o prefeito Edinho decretou luto oficial em respeito ao craque:

“É com profundo pesar que expresso minhas mais sinceras condolências pela perda de um grande araraquarense: Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, que nos deixou nesta sexta-feira (28), em São Paulo, aos 84 anos de idade. Nascido em Araraquara em 7 de novembro de 1939, Dudu foi revelado pela Ferroviária e jogou com a camisa grená entre 1959 e 1963, e participou de times memoráveis da Locomotiva ao lado de Bazani. Em 1959, ajudou a Ferroviária na melhor classificação da história grená no Paulistão, quando a Locomotiva terminou na terceira colocação. Pelo Palmeiras, se tornou um dos maiores ídolos do clube, sendo o quarto jogador com mais jogos na história do Palmeiras e participando das duas primeiras “Academias”. Em 2008, reconhecendo o “tamanho e a importância de Dudu para a nossa história”, o homenageei, “em vida”, lhe concedendo o nome ao Centro de Treinamentos do Pinheirinho. Decretei luto oficial em Araraquara nesse dia de sábado, 29. Dudu era tio do atual técnico da Seleção Brasileira, o também araraquarense Dorival Júnior. Obrigado Dudu, seu legado será eterno. Meus sentimentos aos familiares e amigos.”

O Palmeiras, clube pelo qual Dudu se tornou um dos maiores ídolos da história, inclusive com um busto, também reconheceu sua relevância:

“Com o coração partido, a Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta informar que faleceu nesta sexta-feira (28), aos 84 anos, Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, um dos maiores ídolos de nossa gloriosa história. Quarto jogador que mais vezes atuou pelo Verdão, clube que defendeu em 615 jogos e por 13 temporadas seguidas, Dudu estava internado havia cerca de um mês, após sofrer fissura na bacia, e morreu por consequência de infecção abdominal. Ícone das duas primeiras Academias, grande parceiro do Divino Ademir da Guia e campeão pelo clube como atleta e treinador, Dudu nos deixa um legado sem igual de amor ao #MaiorCampeãoDoBrasil”.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se manifestou sobre a perda:

“A CBF lamenta profundamente o falecimento de Olegário Tolói de Oliveira, lembrado com muito carinho pela torcida palmeirense como Dudu, aos 84 anos, nesta sexta-feira (28). Ele foi internado há um mês em razão de uma fissura na bacia e nos deixou por consequência de uma infecção abdominal. O Palmeiras decretou luto oficial por sete dias pela morte de Dudu”.

A Federação Paulista de Futebol também emitiu uma nota de pesar:

“A Federação Paulista de Futebol lamenta profundamente o falecimento de Olegário Tolói de Oliveira, o Dudu, ídolo da Sociedade Esportiva Palmeiras, na noite desta sexta-feira, 28 de junho, aos 84 anos. Natural de Araraquara-SP, Dudu foi um ícone das duas Academias de Futebol nas décadas de 1960 e 1970, faturando, entre outros títulos, três paulistas como jogador e um como treinador. Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos”.

Ex-companheiro de Dudu e também ídolo do Palmeiras, Ademir da Guia lamentou a partida do amigo:

“Dudu foi mais do que um companheiro de time; ele foi um pilar de amizade e generosidade em nossas vidas. Sempre pronto para um sorriso, uma piada ou um ombro amigo, ele era o tipo de pessoa que iluminava qualquer ambiente com sua presença calorosa”.

Cesar Maluco, ex-centroavante do Palmeiras, também falou sobre o falecimento de Dudu:

“Vivemos juntos 60 anos. Sou da primeira academia. É uma perda de um irmão, amigo, um pai. Estou fora da minha cidade há 60 anos. Eu e Ademir da Guia, sobrevivemos nós dois. Dudu… pessoa muito importante para mim, conselheiro, amigo. Eu sempre vi Dudu correndo, trabalhando, me chamando a atenção”.

Em publicação nas redes sociais, o técnico Abel Ferreira também deixou sua mensagem de pesar:

“A vida pode nos tirar pessoas, mas as memórias nos dão a eternidade. Obrigado por toda a história construída e pelos ensinamentos deixados, Dudu. Hoje, o céu está mais verde, seu legado será eterno”.

Atletas do atual elenco do Palmeiras utilizaram as redes sociais para prestar homenagens:

“Hoje, o coração de todos nós, Palmeirenses, está partido. Tive o prazer de conhecê-lo e o privilégio de bater papo mais de uma vez com ele no CT. Sempre muito alegre, educado e me dava bons conselhos. Aos familiares e amigos, o meu mais profundo pesar”, afirmou o atacante Dudu.

“Descanse em paz senhor Dudu, foi uma honra conhecer o senhor”, escreveu o lateral Marcos Rocha.

“Hoje é um dia muito triste para toda a família palestrina com essa grande perda. O seu Dudu é um grande ídolo, um cara que deixou um legado, uma grande história de amor ao Palmeiras, de amor ao futebol. Nós deixamos os nossos profundos sentimentos a toda a família. Seu legado, aquilo que ele fez pelo Palmeiras ficará parra sempre e jamais será esquecido”, disse o goleiro Weverton.

O jornalista Juca Kfouri, em sua coluna no Uol, falou sobre Dudu:

“Dudu foi um dos maiores operários do futebol que eu já vi em toda a minha vida como torcedor e como jornalista. Um cara que jogava para o time, um cara que é o quarto jogador que mais jogos fez pela Sociedade Esportiva Palmeiras, um cara que vestiu apenas três camisas, da Ferroviária de Araraquara, que o revelou, do Palmeiras, onde fez mais de 700 jogos, e da Seleção Brasileira, e que sempre teve a humildade de ser o respaldo para que Ademir da Guia pudesse brilhar como sempre brilhou. Lamento a morte do Dudu, me solidarizo com a família, com o técnico Dorival Júnior, que tinha Dudu como um pai”.

O América-RJ, clube que Dudu trabalhou como técnico, também divulgou uma nota:

“O America Football Club lamenta o falecimento de Olégario Tolói de Oliveira, o Dudu, treinador campeão do Torneio do Campeões com a instituição em 1982. Dudu faleceu nesta sexta-feira (28), aos 84 anos, em São Paulo, de causas naturais. No Mecão, Dudu conquistou, de forma invicta, seu único título nacional como técnico. Sob seu comando, a equipe superou grandes equipes e levantou a taça em final contra o Guarani, no Maracanã. Ele também é um dos principais ídolos do Palmeiras, onde formou dupla com Ademir da Guia e venceu cinco Campeonatos Brasileiros. Dudu também era tio de Dorival Júnior, treinador da seleção brasileira. Ainda não há maiores detalhes das cerimônias de seu sepultamento. O America deseja os mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores”.

Outro clube que foi treinado por Dudu foi o Juventus, que também emitiu uma nota:

“O Clube Atlético Juventus lamenta profundamente o falecimento de Olégario Toloi de Oliveira, o lendário Dudu, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, e que também foi treinador do Juventus na temporada de 1987. À família enlutada e aos amigos apresentamos nossos sentimentos de solidariedade e respeito pela imensa dor.”

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Carlos Andre

Notícias relacionadas

Mais lidas