Nesta quinta-feira (09), a Polícia Federal autuou duas empresas em Araraquara por prestar serviço clandestino de segurança privada, ou seja, sem autorização, e outras duas em São Carlos. Ao todo, a “Operação Segurança Legal IX”, de âmbito nacional, fiscalizou seis empresas. Os nomes não foram divulgados.
De acordo com a Polícia Federal, a operação tem por objetivo coibir a atuação ilegal no setor, garantindo o cumprimento da legislação que regula a atividade de segurança privada no Brasil, visto que “Serviços dessa natureza colocam em perigo a integridade física das pessoas e o patrimônio dos contratantes, uma vez que os chamados ‘seguranças’ não são submetidos ao controle da Polícia Federal — responsável por verificar antecedentes criminais, formação profissional e aptidão física e psicológica dos vigilantes.”, como mencionado em nota.
Ainda segundo informado, no Brasil, apenas empresas de segurança privada devidamente autorizadas pela Polícia Federal podem prestar esse tipo de serviço e contratar vigilantes, garantindo que a atividade seja exercida dentro dos padrões de legalidade, segurança e responsabilidade.