A Polícia Federal (PF) está investigando uma nova suspeita de sabotagem a uma torre de transmissão de energia elétrica, na cidade de São Pedro do Iguaçu-PR.
As equipes foram informadas sobre o rompimento do cabeamento no sábado (21) e foram até o local para realizar a perícia. O caso é mais um que se junta a outros com suspeita de sabotagem, visto que outros parecidos foram registrados nas cidades de Araraquara e Ibiúna, ambas no interior paulista e também em uma cidade de Rondônia.
Segundo o delegado responsável pela investigação do caso, o reparo imediato foi realizado pelas Furnas e não há perigo de queda. A torre de Cascavel está em uma área rural, em uma estrada que liga São Pedro do Iguaçu, a cidade de Toledo, em meio a uma plantação de soja.
A suspeita de vandalismo foi levantada devido a maneira em que o cabo foi localizado, muito semelhante ao caso registrado em Medianeira-PR, onde foi confirmada a ação humana.
“A forma com que esse cabo se encontrava indica a ação humana, em razão de ter sido um corte reto e não ter apresentado qualquer desgaste. Isso vai ser devidamente analisado pelos peritos, mas no momento nós temos uma forte suspeita de que esse cabo tenha se rompido por ação humana”, explicou Marco Smith, Delegado de Polícia Federal.
Ainda segundo Smith, vizinhos já foram ouvidos e outros meios de investigação estão sendo utilizados para identificar os envolvidos. “Em São Pedro do Iguaçu a forma de corte, pelas fotos, é bem similar a de Medianeira. Então nós estamos aguardando o laudo da perícia e nós vamos com certeza chegar nessa solução.”
O caso está sendo investigado e a polícia não descarta a ligação entre os fatos.
“Nos temos o ato em si que é cortar o esteio e o ato de derrubar a torre, aí temos a intenção, e é ela que vai ser investigada. Pode ser desde uma intenção de vandalismo simplesmente ou pode ser também, uma intenção de alterar o resultado de urnas ou desestabilizar o governo que acabou de entrar.”
Outros casos
Torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas entre a noite de domingo (8) e a segunda-feira (9) no Paraná e Rondônia. Conforme a Aneel, na madrugada de segunda-feira (9), foram registradas quedas na linha de transmissão de Furnas, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Ibiúna (SP).
O boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Aneel aponta ocorrências como as do Paraná também em Rondônia e São Paulo. Uma torre de transmissão caiu entre a Usina de Samuel e a cidade de Ariquemes.
A outra ocorrência foi registrada em Araraquara, no interior de São Paulo. As quedas geraram o desligamento da linha de transmissão, mas não houve consequências para o sistema nacional.
Colaboração/Repórter Aline Cristina – Portal Ricmais