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Plano de Macrodrenagem: Novos parques da cidade ganham nomes

Denominação dos espaços públicos previstos no projeto presta homenagem aos povos originários

Por iniciativa da Prefeitura de Araraquara e aprovado na Câmara Municipal, a denominação de três dos quatro parques públicos previstos no Plano de Macrodrenagem da Via Expressa e Reurbanização da Orla Ferroviária em Araraquara vai homenagear os povos originários que foram os primeiros ocupantes dos Campos de Aracoara e seus grupamentos: os parques receberão os nomes de Parque da Nação Tupi, Parque da Nação Jê e Parque da Nação Guarani. O quarto parque público será o Parque dos Trilhos.

“A história de Araraquara usualmente é contada a partir dos registros que documentam a formação do seu núcleo urbano, com a chegada dos homens brancos, representados pelo fundador Pedro José Neto. Assim como ocorre no conjunto do Brasil, os primeiros ocupantes dos Campos de Aracoara, os povos originários e seus grupamentos específicos, encontram-se relegados à condição do esquecimento”, justifica o Executivo, autor da proposta de denominação, no documento enviado à Câmara Municipal e aprovado em Plenário no último dia 12 de novembro. “Nominá-los – ainda que não todos – é mais que um ato de reparação histórica; é reforçar o protagonismo de nações dizimadas, devolvendo-lhes o justo protagonismo em nossa história. É vincar em Araraquara, de maneira definitiva, os fios esmaecidos da memória”, finaliza.

De acordo com o projeto, os parques públicos serão construídos no entorno de quatro lagoas de retenção de águas pluviais; 3 delas ao longo do Córrego do Ouro e outra no Córrego da Servidão, para diminuir o volume e a velocidade da água que chega na rede de drenagem.

Dessa forma, receberá a denominação de Parque da Nação Tupi, o parque público que será construído no Parque São Paulo; o Parque da Nação Jê estará localizado entre o Parque São Paulo e o Jardim Santa Clara e o Parque da Nação Guarani, no bairro Nova Época. A quarta lagoa com parque público, o Parque dos Trilhos, será construída na área que pertencia à União e foi cedida à Prefeitura de Araraquara pelo Ministério dos Transportes. Trata-se de uma área não operacional da Rumo, no antigo pátio de manobras e posto de manutenção dos trens.

A obra

O Plano de Macrodrenagem da Via Expressa e Reurbanização da Orla Ferroviária está sendo executado em fases, com recursos na ordem de R$ 143 milhões liberados pelo governo federal.

As duas primeiras fases estão em andamento. A primeira, cujo valor é de aproximadamente R$ 7 milhões, contempla a recuperação das lajes de fundo, paredes, revestimentos e patologias do canal do Córrego da Servidão, sob a Via Expressa. Já na segunda fase, com investimento de cerca de R$ 51 milhões, está sendo feito o alargamento da canalização do Córrego do Ouro, especialmente em frente ao Terminal Rodoviário. Serão refeitas ainda travessias e ponte e alargadas as fundações de outras 3 pontes, além do remanejamento de emissário de esgoto que passa ao lado do Córrego do Ouro.

Numa próxima fase dos trabalhos, avaliada em cerca de R$ 14 milhões, será ampliada a travessia da SP-310 – Rodovia Washington Luís, com abertura de nova linha de aduela com 5 metros de diâmetro. E, na última fase, com custo aproximado de R$ 58 milhões, serão construídas as quatro lagoas de retenção de águas pluviais, com os parques públicos.

“Está será a fase mais importante do ponto de vista urbanístico, porque serão feitas 4 lagoas que vão transformar o desenho urbanístico de Araraquara, com a construção de 4 áreas semelhantes ao Parque do Ibirapuera, com áreas verdes, de lazer, convivência, com ciclovias, pista de caminhada, mini campos, quadras, enfim, serão parques públicos com toda a estrutura para a população”, declarou o prefeito Edinho, recentemente, em transmissão feita nas suas redes sociais da Via Expressa, durante vistoria às obras.

Foto: Prefeitura de Araraquara / Divulgação

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