Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil informou que a mulher acusada de abandonar dois gatos na cidade de Ibaté-SP, foi identificada. Leia matéria relacionada.
A mulher foi detida e encaminhada à delegacia e em relato ao delegado Doutor João Fernando Baptista, disse que não tinha condições de cuidar dos gatos e esse seria o motivo que a levou a abandonar os animais.
O crime ocorreu na manhã do último dia 15. Uma câmera de segurança registrou o momento em que a mulher abandona os gatos em uma rua do Jardim Bandeirantes. Veja o vídeo.
No vídeo, que foi divulgado pela imprensa e que viralizou nas redes sociais, é possível ver a mulher estacionando um FIAT/Pálio e em seguida ela abre o porta malas do veículo.
Um dos gatos, sai sozinho do carro, enquanto o outro é retirado pela motorista. Em seguida, ela deixa o local.
Na delegacia, a acusada foi indiciada por crime ambiental e aguarda a decisão da Justiça.
O que diz a lei
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98, sendo que a nova legislação (Lei Federal nº 14.064/20), aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.
A Ong Amar é o Bicho está apoiando o caso, ajudando a procurar uma adoção a um dos gatos que está em lar temporário. A Ong também está tentando resgatar o outro gato que foi abandonado e ainda está pelas ruas de Ibaté.