A Ferroviária visitará a Ponte Preta neste domingo, 11 de março, às 17 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, em jogo válido pela rodada que encerra a primeira fase do Paulistão 2018.
Segundo levantamento do historiador e escritor Vicente Henrique Baroffaldi, as duas equipes se enfrentaram em 77 partidas ao longo da história, com ampla vantagem para o time campineiro. A todo foram 38 vitórias da Macaca contra 18 da Locomotiva e 21 empates. A vantagem expressiva alvinegra se repete na contagem de gols: 108 a 70.
Um detalhe curioso é que as três últimas vezes que as duas equipes se enfrentaram, o placar foi o mesmo de 2 a 1 para a Ponte Preta. Na última delas, pela estreia do Paulistão do ano passado, Tiago Marques abriu o placar para a Locomotiva no Moisés Lucarelli, mas a Macaca virou com gols de Lucca e Willian Pottker.
A maior goleada desse confronto ocorreu no dia 16 de abril de 1994, pelo Paulistão, em Campinas, onde a Ponte Preta atropelou a Ferroviária pelo placar de 8 a 1. Já a maior goleada afeana sobre a Macaca ocorreu no dia 11 de março de 1970, pelo Paulistinha, torneio classificatório para o Paulistão, onde a Locomotiva levou a melhor por 5 a 0.