Nos primeiros trinta dias de funcionamento no Posto de Atendimento no Terminal Central de Integração (TCI), o Procon Araraquara realizou cerca de 80 atendimentos – a abertura no TCI se deu no último dia 26 de agosto, em conjunto com o Daae.
Segundo o coordenador do órgão na cidade, Rodrigo Martins, os consumidores buscaram, neste período, tirar dúvidas sobre compras de produtos ou registrar reclamações contra empresas.
Uma das demandas mais registradas, ainda de acordo com Rodrigo, foi referente a serviços financeiros, com 29 consultas ou reclamações, em que as pessoas relataram problemas enfrentados nos últimos meses.
“Foram registros feitos principalmente por aposentados e pensionistas do INSS, referentes a empréstimos consignados. Algumas instituições financeiras agem de má fé e enganam estes consumidores”, afirma o coordenador.
Martins acrescenta que muitas vezes as instituições ligam, ou entram em contato via WhatsApp, solicitando que o consumidor confirme alguns dados. Posteriormente, os dados são utilizados para refinanciamentos, o que acaba endividando ainda mais as pessoas.
Em segundo lugar nas demandas que chegaram ao posto do Procon do TCI em 30 dias ficaram as empresas de telecomunicações, principalmente por cobranças indevidas ou problemas nos planos contratados.
Expediente
Vale ressaltar que o Posto de Atendimento do Procon no TCI funciona junto com o Daae (Departamento Autônimo de Água e Esgotos), de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.
Para registrar suas consultas ou reclamações no Procon, o consumidor deve se apresentar ao posto com todos os documentos referentes ao problema, como nota fiscal, cópias (prints) de conversas, fotos, etc, além de documentos pessoais.
Foto: Divulgação
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