InícioDestaque PrincipalPrefeita de Américo Brasiliense diz ter dúvidas sobre relação entre E.coli na...

Prefeita de Américo Brasiliense diz ter dúvidas sobre relação entre E.coli na água e surto de diarreia

Terezinha Viveiros questiona conclusão preliminar do Estado e diz que contaminação por E.coli foi pontual e já está solucionada

Por Chico Lourenço e Joice Devite

A prefeita de Américo Brasiliense, Therezinha Viveiros (Republicanos), adotou tom cauteloso ao comentar, nesta segunda-feira (17), a possível ligação entre o surto de doença diarreica aguda na cidade — que já soma 2.111 casos e provocou a morte de um idoso de 85 anos — e a presença da bactéria E.coli em amostras de água analisadas pelo Estado.

Durante a coletiva, ela afirmou respeitar o trabalho da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, mas disse não considerar o atual laudo suficiente para estabelecer uma relação direta entre a contaminação e o avanço das doenças.

Segundo a prefeita, o apontamento estadual se baseia em “um único ponto de coleta”, no bairro São Judas Tadeu, onde a bactéria foi identificada pelo Instituto Adolfo Lutz em 24 de outubro. “É uma análise preliminar, sem contraprova. Precisamos de uma definição concreta se a causa é realmente a água ou não”, declarou.

Therezinha afirmou que a contaminação foi corrigida e que, hoje, a água distribuída à população estaria “normalizada”. “A preocupação das pessoas é legítima. Eu moro aqui, minha família mora aqui e nós bebemos água da torneira. Mas reforço que todos os laudos atuais estão disponíveis e não houve qualquer inverdade por parte da administração”, disse. Veja abaixo a entrevista concedida pela prefeita Terezinha Viveiros.

Notícias relacionadas

Mais lidas