InícioNotíciasGeralPrefeito convoca fotógrafos contra fim da cidade

Prefeito convoca fotógrafos contra fim da cidade

Festival Cidade Fotográfica marcará ato das pequenas cidades contra proposta do governo federal

O prefeito da pequena cidade paulista de Analândia, 225 km da Capital, Jairo Mascia, espera contar com a ajuda dos fotógrafos para encaminhar uma ação de resistência ao projeto apresentado pelo governo federal na última semana que pretende extinguir cidades com menos de cinco mil habitantes.

O festival “Analândia Cidade Fotográfica”, que é realizado desde 2017, será o ponto de partida para que a cidade se junte aos atos de oposição das pequenas cidades do estado de São Paulo à PEC.

 “Somos sim uma cidade pequena, temos menos de cinco mil habitantes atualmente, mas merecemos o mesmo respeito das outras cidades do Brasil. Nossos filhos devem continuar a receber o título de cidadãos analandenses”, desabafa o prefeito.

Outras cidades, como a vizinha Corumbataí, podem seguir o mesmo destino de Analândia e serem riscadas do mapa caso a PEC do Pacto Federativo seja aprovada no Congresso.

“Investimos em cultura, arte, educação, esporte e turismo. Somos uma das 12 estâncias climáticas do Estado desde o ano de 1966 e temos muitas atrações, como o morro do Cuscuzeiro e a Gruta do Índio e suas pinturas rupestres e mais de 40 cachoeiras”, completa Mascia.

Em um vídeo postado nas redes sociais o prefeito diz que espera contar com os fotógrafos para mostrar as riquezas  da cidade  para o mundo.

André Luís Ferreira, organizador do festival também está engajado na luta do prefeito, “Será uma ótima oportunidade de revelar o papel social da arte fotográfica. As cidades não podem ser qualificadas apenas pelo número de habitantes, mas pelo papel que elas desempenham na história e suas tradições “ explica o fotógrafo e jornalista.

 

Analândia já foi Annapolis

A cidade, que já teve mais de 17 mil habitantes durante o ciclo do café, foi batizada originalmente como Annapolis, homenagem a padroeira

Sant’Anna. Em 21 de junho de 1897 a vila de Annapolis foi elevada a categoria município, e em novembro do mesmo ano instalada a Câmara Municipal. Em 1944 para evitar ser confundida com a homônima Anápolis em Goiás, os vereadores optaram pela mudança de nome.

Importante centro de produção de café, Analândia era reconhecida por ter os grãos de melhor qualidade na região, e produtores das cidades vizinhas aproveitavam a ferrovia e mandavam sua produção para serem ensacadas em Analândia, esperando obter um valor maior no produto destinado a exportação pelo Porto de Santos

No prédio da antiga estação, uma das poucas lembranças desse período de riqueza e prosperidade, ainda é possível ver grafado o nome.

 

Festival 

Para conferir a programação completa do "Festival Analândia – Cidade Fotográfica", clique aqui

 

Notícias relacionadas

Mais lidas