InícioCidadesCidadePrefeito Edinho apresenta plano de prevenção de enchentes na Via Expressa e...

Prefeito Edinho apresenta plano de prevenção de enchentes na Via Expressa e reurbanização do Parque dos Trilhos

Apresentação ocorreu na noite desta quarta-feira (22); Ordem de serviço será assinada pelo presidente Lula durante visita a Araraquara na sexta-feira (24)

A Prefeitura de Araraquara-SP, apresentou ao público na noite desta quarta-feira (22), o Plano de Macrodrenagem para prevenção às enchentes na Via Expressa e Reurbanização da Orla Ferroviária (parque dos trilhos).

O projeto executivo do Plano de Macrodrenagem e Reurbanização da Orla Ferroviária foi assinado pelo engenheiro Pedro Ivo de Almeida Santos, da empresa EngConsultoria, e entregue à Prefeitura por meio de uma doação feita pela empresa Cutrale SA.

A empresa, que é a maior exportadora de suco de laranja do mundo, quando das enchentes de 2022, fez essa doação do projeto para a cidade no valor de R$ 1,5 milhão. Essa iniciativa deu celeridade ao processo de apresentação dos projetos para o Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal.

“O presidente Lula assinará a ordem de serviço da primeira parte licitada, que é a da obra da Via Expressa, em um método não invasivo onde não haverá a necessidade de interdição da via. Na fase dois, o presidente autoriza a licitação de um projeto já aprovado desde terça-feira (21), na Caixa Econômica Federal no valor de R$ 70,2 milhões. Ele autoriza licitar, então, nós vamos licitar e dar ordem de serviço ainda no começo do segundo semestre”, disse o prefeito Edinho em relação aos procedimentos da ordem de serviço que será assinada pelo presidente Lula em evento na próxima sexta-feira (24).

Na sequência, Edinho falou sobre as fases do projeto. “A fase dois são quatro pontes pra que a gente alargue o leito do Córrego do Ouro, para que os afluentes caiam nele para que a gente não tenha problemas e aumente a vazão debaixo da Rodovia Washington Luis (SP-310), e resolva o problema do córrego.

“Já a terceira fase, (projeto do parque dos trilhos) já está protocolada na Caixa Econômica Federal, portanto, é só a Caixa aprovar o projeto da fase três e nós vamos licitar ainda este ano. Não estou falando aqui de um projeto futuro, por mais que seja futurista, ele é futurista, mas ele é para agora”.

Edinho enfatizou que a primeira fase (Via Expressa), deverá ter um prazo de seis meses de execução, enquanto a fase dois, seria um ano e a fase três, um ano e meio. Dessa forma, o prefeito disse que “Significa que em 2026 nós estaremos com toda essa obra concluída em Araraquara”.

Em relação à fase três, que contempla a reurbanização do parque dos trilhos, o prefeito falou sobre a reestruturação do ponto de vista urbanístico da cidade “(…) porque cada lago desses será um Ibirapuera (parque da capital paulista) dentro de Araraquara (…), com quadras, estrutura esportiva, ciclovia, pista de caminhada, quiosques, ou seja, é lazer para a população junto com a intervenção urbana que nós estamos fazendo. Todos os outros três lagos, seja da Abdo Najm (na região do Parque Residencial São Paulo), seja do Nova Época, seja do Parque dos Trilhos, efetivamente serão estruturas semelhantes ao Parque do Ibirapuera”.

De acordo com o prefeito, haverá também uma ligação do Centro de Araraquara com a Vila Xavier na Altura da fábrica Nigro Alumínio “Também para 2026, na altura da rotatória da Nigro, será a via de ligação da Via Expressa com a Vila Xavier, nós vamos fazer a ligação por baixo (sem uso de pontilhão) pra gente integrar o Centro com a Vila Xavier, que é um sonho muito antigo da cidade. Portanto nós teremos a ligação por cima e teremos a ligação por baixo”, finalizou.

O evento desta quarta-feira aconteceu na Sala Multiuso do Distrito Araraquara (antigo Cear) e além do prefeito, contou com a presença do Vice prefeito Damiano Neto, da Secretária da Saúde doutora Eliana Honain, da presidente da Lupo, Liliana Aufiero, que representou o empresariado, do presidente da Câmara Municipal vereador Paulo Landim, de Toninho Deliza, presidente do Sincomércio, e dos envolvidos no projeto, além de populares, políticos, imprensa e autoridades do município.

Assista abaixo as animações dos projetos apresentados ao público:

Ed Junior

Notícias relacionadas

Mais lidas