A Prefeitura de Araraquara adiou para o dia 01 de março (segunda-feira) o retorno parcial das aulas no formato presencial. A informação foi divulgada pela Secretária Municipal de Educação, Clélia Mara Santos, no início da tarde desta segunda-feira, em Boletim Extraordinário do Comitê de Contingência do Coronavírus.
A retomada gradual das aulas, com até 35% dos alunos, estava programada para a próxima segunda-feira, dia 8. A decisão, tomada em razão do aumento de casos de infecção do Coronavírus e risco de colapso no sistema de saúde local, vale para escolas públicas e particulares do município.
Clélia prometeu testar alunos e profissionais da Educação para retornar às aulas com mais segurança. “Vamos testar professores, educadores, pessoal de apoio, estudantes e familiares por amostragem”, disse a secretária.
Outras deliberações
Durante o Boletim Extraordinário, a Secretária Municipal de Saúde Eliana Honanin, informou que o Comitê decidiu separar pacientes na UPA da Vila Xavier (Centro de Triagem) que estão em busca de atendimento com suspeita de Covid-19 dos pacientes já positivados e que estão retornando ao atendimento médico. “O objetivo é agilizar esse atendimento e evitar o contato entre os suspeitos e positivados”, disse Eliana.
Outra medida anunciada pela secretária será a ampliação do número de testes em pessoas assintomáticas, com mais locais para testagem, como postos de saúdes. Além disso, será ampliado também o sistema de monitoramento de pessoas positivadas, com visitas, diminuindo os contatos por telefone.
Eliana Honain prometeu ainda aumentar a capacidade de atendimento no antigo Ponto Socorro do Melhado (Centro de Estabilização).