Uma das maiores armas do ataque da Seleção Brasileira é a atacante araraquarense Bia Zaneratto, de 29 anos, que vai para sua quarta quarta participação na Copa do Mundo de Futebol Feminino, o que faz dela uma das mais experientes do elenco comandado pela técnica sueca Pia Sundhage.
A jogadora do Palmeiras vai para a disputa animada pelo título da Libertadores conquistado com seu clube no ano passado, a primeira conquista de expressão do Verdão no futebol feminino. Além disso, ela tem em seu currículo dois títulos da Copa América com a Seleção Brasileira, em 2018 e 2022.
A araraquarense assegurou que a experiência traz mais confiança neste momento. “É a minha quarta Copa do Mundo, mas parece que é a minha primeira. Acredito que vou ficar ainda mais preparada e focada, não só pela questão de estar mais experiente, mas também nas questões táticas, física e mental. Hoje me vejo mais preparada e uma jogadora mais completa, até pela forma que a Pia vem exigindo cada vez mais de nós, e como nós temos evoluído a cada treinamento com ela”, ressaltou a atacante, em entrevista concedida à Betfair, patrocinadora do futebol feminino do Palmeiras.
Bia também se comprometeu a auxiliar as atletas mais jovens do elenco que viajou para a Copa do Mundo. “Acredito que juntas, digo no plural pois temos outras atletas experientes, poderemos ajudar as atletas mais jovens na questão de passar tranquilidade e confiança, pois sabemos que talento elas têm de sobra. Juntando essa mescla de jovens com jogadoras mais experientes, tendo esse entrosamento maior, conseguimos jogar de igual pra igual com qualquer seleção”, salientou a ateta, que tem 38 gols em 111 jogos desde sua estreia pela Seleção, em 2011.
A atacante também se mostrou empolgada com o atual momento vivido pelo futebol feminino brasileiro, que tem adquirido cada vez mais visibilidade. “É um momento muito especial para o futebol feminino como um todo. Nós vamos para uma Copa do Mundo com todos os olhares voltados para nós, então isso é um marco. A expectativa está lá em cima e estou muito feliz por fazer parte desse momento tão bonito que vive a modalidade. Esperamos corresponder às expectativas nesse Mundial”, completou Bia.
A Copa do Mundo 2023 será sediada na Austrália e Nova Zelândia e os três primeiros jogos do Brasil serão em território australiano. A estreia da Seleção será no dia 24 de julho diante do Panamá, em Adelaide. Na sequência, enfrenta a França, no dia 29, em Brisbane. A equipe fecha a participação na primeira fase, no dia 2 de agosto, contra a Jamaica, em Melbourne.
Festa com a convocação
O perfil oficial da Seleção Brasileira Feminina no Twitter publicou a cena de Bia Zaneratto acompanhando a convocação para a Copa do Mundo com sua família. Confira: