InícioCidadesCidadeProfessora é afastada após minimizar caso de racismo em escola de Araraquara

Professora é afastada após minimizar caso de racismo em escola de Araraquara

Secretaria de Educação abriu apuração e caso é investigado pela Polícia Civil

Uma professora de 58 anos foi afastada da Escola Estadual Antônio Joaquim de Carvalho, no Centro de Araraquara, após minimizar um caso de racismo em sala de aula, classificando a situação como “algo corriqueiro”.

O episódio ocorreu na última segunda-feira (6), quando um aluno ofendeu um colega dizendo: “Senta aí, seu preto”. Segundo o boletim de ocorrência, ao tentar relatar o fato à direção, a vítima foi interrompida pela professora, que teria desconsiderado o relato.

A vice-diretora da unidade informou à polícia que outros dois alunos também relataram frases racistas atribuídas à mesma docente, como “preto tem que casar com preto”. Diante dos relatos, um boletim de ocorrência por racismo foi registrado, e o caso está sob investigação da Polícia Civil.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que abriu uma apuração preliminar para investigar a conduta da professora, que pode resultar em sanções administrativas, inclusive exoneração.

O órgão também reiterou repúdio a qualquer forma de discriminação e reafirmou o compromisso com políticas públicas antirracistas.

Notícias relacionadas

Mais lidas