Serão abertas nesta quarta-feira, 4 de agosto, as inscrições para as Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara, que tiveram suas atividades presenciais interrompidas em março do ano passado por conta da pandemia da Covid-19. As atividades terão início no dia 17 de agosto em todos os polos espalhados pela cidade. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes e Lazer, que fica localizada no Gigantão, com horário de atendimento das 8 às 12 horas e das 14 às 16h30.
O retorno das Escolinhas envolverá a prática de 19 modalidades: futebol, futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, xadrez, damas, atletismo, karatê, judô, taekwondo, tênis de mesa, tênis, badminton, skate, rugby, capoeira e ginástica artística. O programa, que antes da pandemia atendia mais de 6 mil crianças e adolescentes, funcionará a partir de agora com uma nova estrutura de gestão, onde a cidade foi dividida em quatro setores e cada um deles ficará sob a responsabilidade de um gestor.
Com a coordenação de Roseli Gustavo e a gerência de Júlio Cézar Invenzioni Alexandre, a nova organização conta com os gestores Daniel Raschemus (setor 1, composto por Fonte Luminosa, Vale do Sol, Santa Angelina, Jardim Maria Luiza, Jardim Botânico, Vila Yamada e Acapulco), Fábio Moraes Leite (setor 2, formado por Jardim Indaiá, São Rafael, Valle Verde, Selmi Dei, Jardim Pinheiros, Jardim das Estações e Parque São Paulo), João Batista Mantovani (setor 3, que envolve os bairros do São Geraldo, São José, Centro, Jardim Universal, Melhado, Jardim das Gaivotas e Santana) e José dos Anjos, o Toco (setor 4, que conta com Vila Xavier, Jardim das Hortênsias, Jardim Silvestre, Jardim Del Rey, Victório De Santi, Jardim Iguatemi/Oitis, Cecap, Jardim Yolanda Ópice, Jardim Martinez e Jardim Nova Época).
Medidas de segurança sanitária
As Escolinhas de Esportes se apoiarão no decreto que prevê a utilização de 60% da capacidade máxima de cada local, porém as atividades serão praticadas em espaços maiores com o intuito de aumentar ainda mais a segurança. Haverá ainda o distanciamento de um metro e meio entre os alunos, que também devem utilizar máscaras. Caso algum aluno não tenha máscara, o programa cederá. Além disso, os monitores estarão munidos de um kit de higienização, com álcool gel para passar antes, durante e depois da aula, assim como serão higienizados todos os materiais utilizados.
O gerente das Escolinhas, Júlio Cézar Invenzioni Alexandre, conta que haverá todo cuidado com as medidas de segurança sanitária, tanto que o programa contará com a coordenação de Alisson Alves da Silva, que irá gerenciar os protocolos de saúde, orientando todos os trabalhos em torno da prevenção da Covid-19. "Vamos seguir todos os cuidados e protocolos de saúde. Será muito bom para as crianças voltarem às rotinas e às suas atividades. Sabemos que essas atividades contribuem muito para o desenvolvimento da criança, do adolescente, em seus aspectos cognitivo, motor, afetivo, e com essa volta às atividades esportivas, as crianças vão novamente ter a oportunidade de estarem se socializando, seguindo também o distanciamento de um metro e meio", explica.