Araraquara celebra o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Jam Session nas ruas da cidade, encontro na praça, espetáculo e workshop na Escola Municipal de Dança marcam a programação inteiramente gratuita dos dias 27 e 29 de abril.
A dança é uma das linguagens mais difundidas na cidade, já que Araraquara oferece programas gratuitos por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart e da Secretaria Municipal da Educação: o programa Oficinas Culturais Municipais e a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD).
Para celebrar com todos bailarinos e interessados por Dança, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação, propõe atividades que lembram e promovem a data.
A primeira delas chega com Jam Session dos professores e alunos de dança das Oficinas Culturais Municipais de Dança na manhã do sábado (27). As performances acontecem no Centro da cidade: às 10h30, na Praça da Santa Cruz; e às 11 horas, no Terminal de Integração.
Participam os alunos de Dança Contemporânea, Ballet, Breaking, Sapateado, Samba de Coco e Samba Rock, além dos professores: Amanda Barbosa dos Reis, B.Girl Naiara, Patrícia Oliveira, Ricardo Leão, Sabrina Rocco e Saulo Leão, e o professor de Música, Beto Oliveira.
Ainda no sábado (27) à noite, a partir das 19 horas, acontece mais uma edição do Dança em Cena, projeto que leva esta arte à Praça Pedro de Toledo, com apresentações a céu aberto e a curadoria do bailarino e coordenador técnico da EMD, Carlos Fonseca. A atividade será um encontro das escolas, grupos e projetos de dança de Araraquara e região.
As inscrições para o Dança em Cena estão abertas. Podem se inscrever bailarinos e interessados em quaisquer modalidades de Dança, com apresentações de até 8 minutos. A inscrição deve ser efetuada pelo email [email protected] .
Para finalizar, no dia 29 de abril, segunda-feira, a Cia. Estável de Dança, de Bauru, apresenta "Carmen", na EMD. O espetáculo é um dos maiores momentos de toda história da ópera. A produção da Cia. Estável foi criada em 2012 por Arilton Assunção, coreógrafo que já assinou outras obras do grupo.
O espetáculo é uma releitura livre e contemporânea da ópera "Carmen", de Georges Bizet. O clássico vivido na Espanha, em Sevilha do século 14, é marcado por amor, ódio e sangue. A apresentação une fragmentos da obra original com coreografias inéditas.
A Cia. Estável realiza apresentações de dança contemporânea, ballet clássico e neoclássico e tem por objetivo auxiliar os jovens e adolescentes a se profissionalizarem como bailarinos. Vale destacar que, à tarde, às 14 horas da segunda-feira (29), o diretor da Cia. Estável de Dança, Sivaldo Camargo, realiza um workshop de Balé Clássico para iniciantes, na EMD. Informações pelo fone: 3301-1929.
Toda a programação é gratuita. Para o espetáculo "Carmen", os ingressos devem ser retirados uma hora antes da apresentação, na própria EMD – ingressos limitados.
Serviço
Atividades comemorativas do Dia da Dança
Dias: 27 e 29 de abril
– Sábado (27 de abril)
Jam Session com alunos e professores das Oficinas Culturais Municipais
10h30: Praça da Santa Cruz
11 horas: para os usuários do Terminal de Integração
19h: "Dança em Cena" (encontro das escolas, grupos e projetos de dança de Araraquara e região)
Local: Praça Pedro de Toledo
Inscrições abertas: [email protected]
– Segunda-feira (29 de abril)
14h: Workshop de Balé Clássico para iniciantes, com Sivaldo Camargo
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)
Informações: (16) 3301-1929
20h: Espetáculo "Carmen", com Cia. Estável (Bauru)
Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22 – Vila Xavier)
Ingressos gratuitos (retirada uma hora antes na EMD – lugares limitados)