O projeto que pretendia dar incentivo fiscal a empresas que contratassem mulheres acima de 45 anos foi barrado na Câmara dos Vereadores, nesta terça-feira (20), em Araraquara.
De autoria da vereadora Thainara Faria (PT), o projeto pretendia garantir espaço para mulheres acima de 45 anos no mercado de trabalho, mas foi prejudicado por 9 votos favoráveis e 8 contrários por não prever o mesmo incentivo aos homens, para ser aprovado seriam necessários 10 votos.
O projeto pretendia acrescentar na lei municipal 5.119 de 14 de dezembro de 1998, há 21 anos em execução dando isenção fiscal para empresas de pequeno, médio e grande porte que contratam jovens, também as mulheres desta faixa etária.
Como justificativa, a vereadora alegou que muitas vezes essas mulheres ficam fora do mercado de trabalho por conta da idade, filhos e sem perspectiva de aposentadoria conforme a nova lei da previdência, ficam as margens do mercado de trabalho, sem contar as diferenças salariais entre homens e mulheres, e do machismo empresarial.
A vereadora disse nos bastidores que irá reapresentar o projeto, mas não colocará a isenção fiscal aos homens que já assumem mais de 80% dos novos postos de serviço criados no município.