InícioNotíciasGeral"Roda de Prosa, Negros da Nossa Morada" será exibido nesta quinta

“Roda de Prosa, Negros da Nossa Morada” será exibido nesta quinta

 

Dando seqüência a programação do Mês da Consciência Negra, será exibido nesta quinta-feira (24), às 18h30, no Centro de Referência Afro Mestre Jorge, o documentário “Roda de Prosa, Negros da Nossa Morada”. O documentário foi produzido pela equipe do próprio Centro de Referência Afro, em parceria com a Câmara Municipal de Araraquara.

O registro visa valorizar a união e a descontração sadia de amigos que se encontram ocasionalmente e relembram fatos que levam a momentos de risos e gargalhadas que se eternizarão na memória e, agora, na história. “A intenção é que seja algo contínuo e que possa ser dado o devido respeito à nossa ancestralidade e aos negros da Nossa Morada”, aponta Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara.

De acordo com a coordenadora, a idéia surgiu durante o velório de uma pessoa muito conhecida na comunidade negra – o seu Chiquinho – e ali por vários momentos, muitas rodas de conversas se formavam. “Essas rodas resgataram histórias e proporcionaram risos – claro que nem todos ficaram à vontade, justamente por não ser um ambiente propício. Foi então que pensamos: por que não reproduzir essa mesma roda, mas em outro ambiente, onde estas histórias possam ser registradas para posteridade? E assim o fizemos”, explica.

“Esperamos que seja a primeira de muitas outras rodas de prosa que fique registrada em nossa história”, comentou Alessandra. O endereço do Centro de Referência Afro é Avenida Feijó, nº 223, entre as ruas Zero e Um, no Centro de Araraquara.

 

 

Confira alguns participantes do documentário:

 

Alvimar Eustáquio de Oliveira (Mazinho): jogou em grandes clubes do Brasil (Santos, Fluminense, Grêmio entre outros), encerrou a carreira em 1979 na Ferroviária. Atualmente atua como técnico de futebol.

Benedito Brito Reginaldo da Cruz (Fogosa): teve grande destaque no futebol amador de Araraquara, metalúrgico de oficio atualmente está aposentado.

Carlos Alberto do Amaral (Amaral): músico precursor do movimento do samba na cidade, nos anos 90 esteve à frente dos grandes eventos do estilo. Atualmente segue como músico integrante do grupo Samba de Bamba.

Sebastião Benedito Laurindo (Thiana): amante da arte do futebol, atuou como jogador na liga amadora de futebol araraquarense nas décadas de 70 e 80, eletricista profissional ainda atua na área.

Mauro Rodrigues dos Santos (Mauro Pastor): campeão brasileiro com Internacional de Porto Alegre, estreou na Seleção Brasileira de Futebol em 1980, atualmente ensina nas Escolinhas de Futebol do Município.

José Carlos Servino (Sabaúna): músico com mais de 50 anos de carreira, esteve em grandes palcos do País ao lado de artistas como Roberto Carlos, Adoniram Barbosa, Nelson Gonçalves, entre outros; atualmente é produtor musical.

Daniel Amadeu Martins Filho (Costa): o produtor de eventos foi responsável pela presença de grandes nomes do cenário do samba nacional em Araraquara, entre eles Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal; atualmente é diretor executivo da Semana Cultural Baile do Carmo.

Darcy de Barros Júnior (Junior Barros): cantor e instrumentista, é a maior referência do samba araraquarense.

 

Serviço:

Documentário “Roda de Prosa, Negros da Nossa Morada”

Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Feijó, nº 223 – Centro)

Data: quinta-feira (24 de novembro)

Horário: 18h30

Entrada gratuita

 

Notícias relacionadas

Mais lidas