Atualizado às 22h36
Na tarde desta quinta-feira (12), a Santa Casa de Araraquara realizou os procedimentos de captação de órgãos de um paciente após a autorização da família.
Depois de receber a confirmação de morte cerebral, a família autorizou a doação de órgãos. Segundo a Santa Casa, outras seis pessoas receberão a chance de uma nova vida.
A doação dos órgãos ocorreu no dia do aniversário do doador, que foi homenageado pelo hospital. “Matheus, sua vida será comemorada muitas vezes, e, especialmente hoje, sua vida é também homenageada pela Santa Casa de Araraquara”.
O procedimento também foi explicado pelo hospital. “Existe uma equipe responsável pela captação de cada órgão. Elas estão alinhadas com o processo de transplante dos pacientes que irão receber a doação e são acionadas para realizarem a captação”, afirmou a Santa Casa, por meio de nota.
A captação de pulmão foi feita pela equipe do Hospital Israelita Albert Einsten; fígado e pâncreas, pela equipe do Hospital Bandeirantes de São Paulo; rins, pela equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; ossos, pela equipe do Banco de Ossos de Marília; e, pela equipe da Santa Casa de Araraquara, é realizada a captação de córneas, pela enfermeira Marcela Bonani.
Edição: A matéria originalmente publicada continha um equívoco de informação.