O Santos fez valer o favoritismo e eliminou o xará do Amapá com vitória por 3 a 0 nesta quarta-feira pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Como os dois times homônimos empataram por 1 a 1 no estádio Zerão, em Macapá, na partida de ida, a vitória garantiu os paulistas na próxima fase, quando irão enfrentar o Galvez (AC), que passou pelo conterrâneo Rio Branco na primeira fase com uma vitória por 1 a 0 e um empate por 1 a 1.
O time paulista começou mostrando nervosismo. Com muitos jovens jogadores que buscavam aproveitar a oportunidade dada pelo técnico Dorival Junior, o time da casa não conseguia pressionar o adversário e acaba sofrendo com contragolpes em velocidade.
O Santos amapaense aproveita a situação e ia crescendo no jogo aos poucos, mas também desperdiçava a posse de bola com erros de passe no meio de campo. O jogo só se tranquilizou para os mandantes no último minuto da etapa inicial, quando Elano cruzou para a área e o zagueiro Luiz Felipe cabeceou para abrir o placar.
O gol logo antes do intervalo deu mais confiança ao time da casa e a segunda etapa foi de maior domínio dos paulistas. Depois de algumas chances desperdiçadas o time da Vila Belmiro ampliou a vantagem aos 21 minutos em um lindo chute de Ronaldo Mendes, sem chance de defesa para Zé Maria.
A partida parecia decidida, mas a equipe paulista se complicou em um lance infantil de Alison. O volante deu uma cotovelada em Batata e foi expulso, deixando o Santos mais famoso com um homem a menos.
Mesmo assim, Joel ainda ampliou a vatagem santista com um gol aos 37 minutos. O atacante camaronês aproveitou passe errado do volante Pretão e driblou o goleiro antes de tocar para o gol vazio e dar números finais ao jogo.