O Santos segue em campanha de recuperação no Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, o time de Cuca venceu o Vitória por 1 a 0, no Barradão, pela 28ª rodada, e se aproximou da disputa por uma vaga na próxima Libertadores.
O Santos, com 39 pontos, é o sétimo colocado e tenta se aproximar do G6, zona de classificação à próxima edição da Libertadores. O sexto colocado é o Atlético-MG, que ainda não jogou na rodada e tem seis pontos a mais. Após a quarta derrota seguida, o Vitória é o 17º colocado, com 29 pontos, e segue dentro da zona do rebaixamento com um ponto a menos do que o Vasco, primeiro time fora. Chapecoense, com 28, Sport, com 27, e Paraná, com 17, completam as quatro últimas posições.
Visivelmente nervoso, o time do Vitória começou mal a partida e já sofreu um gol logo no primeiro bom ataque do Santos, aos oito minutos. O uruguaio Carlos Sánchez recebeu de Dodô e arriscou de fora da área. A bola desviou em Lucas Ribeiro, traindo o goleiro Ronaldo, e morreu no fundo do gol.
Após o gol, o Vitória cresceu e tentou pressionar em busca do empate. Aos poucos, o Santos foi recuando e se viu envolvido nas jogadas ofensivas do adversário, que só não empatou porque pecava na hora da finalização.
Na segunda etapa, o Vitória seguiu mais presente no campo de ataque, mas esbarrava em noite inspirada do goleiro Vanderlei, que foi bem exigido e se destacou na meta do Santos mais uma vez.
Já estava difícil para o Vitória buscar o empate e tudo ficou ainda mais complicado aos 28 minutos, quando Maurício Cordeiro atingiu Diego Pituca em uma disputa pelo alto e foi expulso pelo árbitro gaúcho Daniel Nobre Lins.
Com um jogador a menos, a equipe baiana não conseguiu mais pressionar e conheceu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro, permanecendo mais uma rodada dentro da zona do rebaixamento.
O Santos volta a campo no sábado, dia 13 de outubro, quando recebe o Corinthians para um clássico no Pacaembu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. No dia seguinte, é a vez do Vitória enfrentar a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó.