InícioEsporteSantos goleia a Portuguesa e se aproxima do G2 do Grupo A

Santos goleia a Portuguesa e se aproxima do G2 do Grupo A

Com a vitória elástica, o Peixe alimentou o sonho pela classificação para as quartas

Fazendo sua estreia diante da torcida, Lucas Lima parece ter (re)conquistado a torcida santista na Vila Belmiro. Na tarde deste sábado, o meia deu duas assistências, ambas para Marcos Leonardo, na goleada do time praiano no clássico contra a Portuguesa por 4 a 0, pela 10ª rodada do Campeonato Paulistão Sicredi.

Com a vitória elástica, o Santos alimentou o sonho pela classificação para as quartas. O clube é o terceiro colocado do Grupo A, com 13 pontos, um a menos que o Red Bull Bragantino, segundo colocado, que ainda joga na rodada.

Já a Portuguesa caiu para a lanterna geral do Paulistão. Com apenas seis pontos e com a goleada sofrida, o time do Canindé soma -9 de saldo de gols, contra -6 do Ituano.

Fazendo sua estreia na Vila Belmiro, o meia Lucas Lima demonstrou que irá reconquistar a torcida do Santos. Com uma postura de marcação alta, o time da casa abriu o placar logo no minuto inicial. Marcos Leonardo ganha a dividida com o zagueiro da Portuguesa, tabela com Lucas Lima e marca um belo gol na Vila Belmiro.

Com o placar aberto, o Santos ainda manteve a postura de uma marcação forte na saída de bola dos visitantes. A bola era de domínio da Portuguesa, com uma falta lateral. A defesa do Santos afastou e Ângelo roubou a segunda bola e já acionou Lucas Limas. O meia avançou e deixou Marcos Leonardo sozinho, para marcar o segundo gol do Santos, aos 17 minutos.

Atordoada, a Portuguesa tentou diminuir o prejuízo com Madison e João Victor, em finalizações de média distância.

Seguindo a mesma estratégia de marcação pressão, o Santos marcou o terceiro ainda na primeira etapa. Dodi roubou no meio campo e já acionou Ângelo. O camisa 11 lançou Marcos Leonardo na direita, que cruzou na medida para Mendoza, ampliar aos 31.

Bom, nada que está que não possa piorar. Perdendo de 3 a 0, a Portuguesa ficou com um jogador a menos. Em uma disputa pelo alto, o volante Bruno Marzagão acertou o cotovelo no rosto de Sandry. Árbitro de Copa do Mundo, Raphael Claus mostrou o vermelho direto e Sandy teve que ser substituído, com uma suspeita de fratura no nariz.

Mesmo com um a mais, o Santos baixou o ritmo. Controlando a partida, o time saiu para o intervalo sob aplausos da torcida presente na Vila Belmiro.

Na segunda etapa, quem deu as caras primeiro foram os visitantes. Em bela trama pela esquerda, Gustavo Ramos saiu cara a cara com João Paulo e mandou para o gol. Mas o atacante não contava que Eduardo Bauermann aparecia para evitar o gol em cima da linha.

No ataque seguinte, aos quatro minutos, o Santos mostrou que estava afiado na partida. Lucas Lima cobrou o escanteio, Bauermann desviou na primeira trave e Mendoza apareceu na segunda trave para marcar o quarto do Santos e empatar com Marcos Leonardo na artilharia do dia.

O gol caiu com um balde de água fria no time da Portuguesa, que ensaiou um sopro de reação. Com 4 a 0 no placar, o time de Odair Hellmann foi diminuindo o ritmo aos poucos. Mesmo sem forçar, Marcos Leonardo quase anotou o quinto, porém o chute acertou a trave de Thomazella. Na volta, Lucas Pires acertou a rede, pelo lado de fora.

Vendo o jogo esfriar, o técnico santista começou a alterar a equipe. Lucas Lima, grande nome da partida, com partição em três gols, saiu aplaudido de pé, por pouco mais de 10.588 torcedores presentes na Vila Belmiro.

Com o resultado feito, o Santos gastou o tempo. Até chegou a arriscar algumas finalizações de longa distância, mas nenhuma que levasse certo perigo. Por sua vez, a Portuguesa se fechou, com medo de aumentar o prejuízo no saldo de gols, um dos critérios de desempate na tabela.

Na reta final, o Santos trocou passes entre as linhas, a fim de gastar tempo até o apito final.

Na próxima rodada, o Santos tem o clássico contra o Corinthians, no domingo, na Vila Belmiro, às 16h00. Enquanto a Portuguesa tenta a sobrevivência contra o São Bento, também no domingo, porém às 20h40, no Canindé.

Notícias relacionadas

Mais lidas