Após se garantir nas oitavas de final com uma vitória sofrida diante do The Strongest na Bolívia, o São Paulo não tomou conhecimento do Toluca e mostrou toda sua tradição na Copa Libertadores da América ao golear o adversário mexicano pelo placar de 4 a 0, colocando assim um pé nas quartas. O jogo foi realizado na noite desta quinta-feira, no Estádio do Morumbi, para um público de mais de 53 mil torcedores.
Com o resultado, o São Paulo pode perder por até três gols no jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira, às 19h15, no Estádio Nemesio Diez, no México, que avança à próxima fase da Libertadores. O Toluca, por sua vez, será obrigado a aplicar uma goleada história de cinco ou mais gols para seguir vivo.
Sem Calleri, o São Paulo fez o seu melhor primeiro tempo da temporada 2016. O clube paulista teve pela frente o Toluca, dono da segunda melhor campanha da Fase de Grupos, mas não tomou conhecimento do adversário que não tem muita tradição na Libertadores. Diante de um Morumbi lotado, o time de Bauza entrou desde os primeiros minutos em ritmo frenético e saiu com uma vitória parcial por 2 a 0.
A pressão inicial foi intensa e o Toluca se segurava com o goleiro Talavera até aos 27 minutos, quando Michel Bastos aproveitou a falha da defesa adversária e chutou para o fundo das redes, coroando a sua bela atuação na primeira etapa. O segundo só não veio na sequência, pois o cruzamento de Kelvin acertou a trave da equipe mexicana, que não conseguia passar do meio de campo.
A trave não queria que o São Paulo aplicasse uma goleada. Aos 34 minutos, Mena recebeu de Ganso e cruzou para Kelvin, que mandou no travessão. Já aos 45, o clube paulista fez mais um. Centurión tirou a marcação da jogada e mandou no ângulo de Talavera, um golaço do argentino.
No segundo tempo, o São Paulo voltou ainda mais eficiente e precisou de apenas sete minutos para fazer o terceiro. Thiago Mendes tabelou com Ganso e tocou no canto esquerdo de Talavera para deixar o seu. Após o gol, a equipe paulista tirou o pé do acelerado e começou a administrar a vantagem.
Mesmo assim, deu tempo de Centurión deixar o seu segundo no jogo. Após cruzamento de Michel Bastos, Ganso dividiu com o zagueiro adversário e a bola sobrou limpa para Centurión colocar no fundo das redes. O quinto por pouco não veio com o camisa 10, que parou no goleiro Talavera.