InícioNotíciasCoronavírusSaúde investiga se nova cepa circula em Araraquara

Saúde investiga se nova cepa circula em Araraquara

Aumento da transmissão do coronavírus e mudança no perfil dos pacientes internados levantam essa suspeita entre as autoridades de saúde

A Prefeitura e o Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara) estão investigando se uma nova cepa do coronavírus já está circulando em Araraquara. O aumento da transmissão da Covid-19 nas últimas semanas e a mudança no perfil dos pacientes internados levantam essa suspeita entre as autoridades de saúde.

O Sesa enviou 12 amostras de pacientes com Covid-19 leve, moderada e grave para análise do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, órgão vinculado à USP (Universidade de São Paulo). Essas amostras foram colhidas em cinco pacientes que estavam no Hospital da Solidariedade (hospital de campanha), cinco no Pronto-Socorro do Melhado e dois na UPA da Vila Xavier (polo de triagem).

A nova cepa, já registrada em alguns países do mundo e em cidades brasileiras, significa que o coronavírus passou por mutações e alterações em seu material genético conforme foi sendo transmitido de pessoa para pessoa.

"Houve um agravamento da pandemia nas últimas semanas e nós precisamos identificar o que mudou. Para monitorar a possível circulação da nova cepa, pedimos auxílio ao Sesa, que nos atendeu prontamente", afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain.

 

Notícias relacionadas
Audiencia_Premiada

Mais lidas