O primeiro semestre da gestão Lapena trouxe vários avanços e resultados positivos para Araraquara, com todas as secretarias empenhadas em atingir os objetivos de oferecer serviços públicos de qualidade, com responsabilidade fiscal e transparência.
Entre as diversas ações realizadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, destacam-se o incentivo à agricultura familiar, o apoio ao produtor rural, as parcerias e o desenvolvimento de projetos.
O atendimento da Patrulha Agrícola Mecanizada foi ampliado, e agora conta com solicitação online via Prefeitura Digital, facilitando o acesso dos agricultores familiares ao serviço. Outro recurso implementado foi o Endereçamento Rural Digital, que funciona como um CEP rural personalizado. Com ele, é possível determinar a localização das propriedades com maior precisão e promover mais mobilidade, conectividade e segurança.
Estudos e busca por parcerias fazem parte do planejamento de revitalização da Feira do Produtor Rural. O fortalecimento de parcerias também incluiu o diálogo com usinas locais para obter apoio na conservação das estradas rurais. Atenção especial foi dada a este tópico, visto que foi realizado o levantamento de trechos críticos dessas vias, de forma a direcionar as ações de manutenção e conservação.
A secretaria também conseguiu a doação de torta de filtro para enriquecimento do solo em hortas comunitárias, e, por meio de convênio, a aquisição de três composteiras, que auxiliam na reutilização de resíduos de alimentos em adubo orgânico.
A horta na Penitenciária de Araraquara triplicou sua produção em 2025. Atualmente, cerca de 70% da produção, o equivalente a 100 caixas de hortaliças, são doadas ao Banco Municipal de Alimentos semanalmente para distribuição à população em situação de vulnerabilidade. Apenas entre janeiro e julho a produção ultrapassou 13 toneladas de hortaliças. Já para as hortas comunitárias, localizadas nos bairros Jardim São Rafael, Parque das Hortênsias e no Centro de Ressocialização Masculino, foi desenvolvido um programa de orientações técnicas.
Outro destaque foi a promoção do projeto itinerante para recebimento de embalagens de defensivos agrícolas na zona rural, facilitando o descarte correto e beneficiando pequenos produtores.
Para reafirmar o compromisso com o desenvolvimento do setor, Araraquara aderiu ao Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – Cidadania no Campo, por meio do “Programa Município Agro – Ranking Paulista”. Executado pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento em parceria com o município, o programa incentiva políticas públicas para o setor agropecuário.