A fonoaudióloga e psicopedagoga Regina Dall’Acqua abordou o tema “O olhar, o acolhimento, a compreensão do professor de Educação Física para o aluno ansioso faz a diferença”. A amplitude do tema contemplou crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos inseridos em programas esportivos e sociais da Prefeitura.
Sintomas como pânico, alteração do sono, tensão muscular, inquietação, preocupação em excesso, palpitação, sudorese, boca seca, medo irracional, problemas digestivos, comer desenfreadamente, caracterizam transtorno de ansiedade, segundo Regina Dall’Acqua.
A palestra realizada no auditório do Departamento de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), na segunda-feira (9), encerra o círculo de capacitação de técnicos, preparadores físicos e monitores das Escolinhas de Esportes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da agenda de 2019.
“A ansiedade é uma reação normal do corpo que todos nós temos, porém, quando intensificada, excessiva, obsessiva, passa a interferir na vida cotidiana tornando-se um transtorno, que afeta a saúde”, acrescenta a psicopedagoga.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Everson Miguel Inforsato, o Dicão, “é fundamental que o professor de Educação Física acolha e motiva o atleta com algum transtorno e procure motivá-lo para a prática esportiva”.
Para a gerente das Escolinhas de Esportes, Célia Lima, o transtorno de ansiedade afeta crianças, jovens, adultos e idosos e os servidores que atuam no esporte estão, agora, capacitados e cientes dos equipamentos públicos de esporte, saúde, cultura e da assistência social para atuar em conjunto na prevenção.
A coordenadora de Esportes e Lazer, Roseli Gustavo, destaca que, além do esporte, as Escolinhas de Esportes promovem a inclusão social dos jovens. “A capacitação é necessária para os profissionais que estão no dia a dia com os alunos, pais e parentes”, afirma.
Planejamento
Nos primeiros dois meses de 2020, a Pasta de Esportes e Lazer realizará o planejamento das atividades das Escolinhas de Esportes, dos treinamentos das categorias de base e das equipes de alto rendimento.
A agenda de capacitação terá início em março e, a exemplo deste ano, serão dois encontros por mês com diversos profissionais colaborando com o programa.
Em 2019, as palestras contemplaram a saúde física e mental dos atletas e do pessoal das comissões técnicas, a gestão e o empreendedorismo, o relacionamento com a Comunicação Social, e a elaboração de projetos e captação de recursos, entre outros tópicos.