O Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ vai realizar semanalmente rodas de conversa com famílias de LGBTQIA+. Os encontros começam nesta segunda-feira, 25 de março, e serão sempre às segundas-feiras, no próprio Centro, às 16 horas. Os interessados podem comparecer ao local, sem necessidade de inscrição prévia.
As rodas de conversa funcionam como grupo de apoio para famílias de LGBTQIA+. Nesse espaço democrático, é dada voz para o diálogo sadio e sem preconceitos sobre sexualidade, com o intuito de favorecer a proteção familiar e a integração de LGBTQIA+ à vida comunitária e familiar.
Os encontros acontecem de uma maneira dinâmica através da troca de vivências e esclarecimentos sobre gêneros e sexualidade. Também serão discutidos assuntos diversos, relacionados à família e outras questões da vida de pessoas LGBTs e seus familiares.
Os encontros serão acompanhados pelo psicólogo do Centro de Referência LGBT, Artur Leão. "É importante oferecermos um espaço protegido para que as pessoas participantes sintam-se acolhidas em suas demandas e possam dialogar e refletir a respeito de si e seus universos simbólicos…", lembra o psicólogo.
Mães, pais, irmãs, irmãos, amigas, amigos e demais familiares de pessoas LGBTs (lésbica, gay, bissexual, transgêneros, transexuais, travestis, queer, intersexuais, assexuais e todas orientações e identidades de gênero não heterocis) – e também as pessoas LGBTs – são convidados a participar da roda, a fim de trocar experiências, dúvidas e vivências. Vale lembrar que menores de 16 anos podem participar acompanhados dos pais ou com autorização.
"Vivemos um cenário em que a conquista de direitos por minorias políticas está constantemente ameaçada. A promoção de políticas públicas LGBT é fundamental para que de fato pessoas LGBTQIA+ sejam incluídas no processo de integração social e evitar com que o convívio familiar seja desfeito", aponta Filipa Brunelli, assessora de Políticas LGBT.
Os encontros são uma realização da Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+, Assessoria Especial de Políticas LGBT. Os interessados devem comparecer ao Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+, localizado na Avenida Espanha, 536, no Centro da cidade.