Os ares da Fonte Nova continuam fazendo bem à Seleção Brasileira. A equipe manteve a invencibilidade no estádio – agora são 13 jogos – ao vencer o Peru por 3 a 0 na noite desta terça-feira (17), pela quarta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. Com o triunfo, o Brasil fechou o ano na terceira posição da competição.
Em relação à partida contra a Argentina, Dunga fez duas mudanças: entraram Renato Augusto e Douglas Costa nos lugares de Lucas Lima e Ricardo Oliveira. O primeiro lance perigoso foi do Peru, quando Alisson fez excelente defesa em chute de Guerrero, mas depois que a nova formação encaixou, o Brasil tomou as rédeas do jogo. O caminho a ser tomado era a movimentação intensa e as jogadas pelas pontas. Foi dessa forma que a Seleção Brasileira abriu o placar aos 21 minutos. Willian tabelou com Elias, cruzou, e Douglas Costa tocou para as redes. Willian estava muito bem na direita e colocou a bola na medida para Neymar mandar um sem pulo por cima do gol. Pouco depois, Douglas Costa acertou a trave em cobrança de falta.
Assim como no primeiro tempo, a etapa final começou com um susto peruano, mas Alisson estava ligado novamente. A resposta brasileira veio no lance seguinte, em ótimo chute de longe de Willian. Aos 12 minutos, saiu o segundo gol. Douglas Costa fez jogada individual e rolou para Renato Augusto, que, da entrada da área, tocou com extrema categoria no canto. Com a desvantagem, o Peru se lançou ao ataque e deu espaços para o Brasil. Aos 31, Douglas Costa invadiu a área pela esquerda, soltou a bomba, o goleiro espalmou, e Filipe Luís aproveitou o rebote para fechar o placar.
A vitória deixou o Brasil na terceira posição das Eliminatórias, com os mesmos sete pontos do Chile, quinto colocado. O líder é o Equador, que soma 12 pontos. A Seleção Brasileira volta a jogar pela competição em março do ano que vem, quando visita o Uruguai e enfrenta o Paraguai em casa.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 x 0 PERU
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 17-11-2015, terça-feira, 22h
Árbitro: José Buitrago (COL)
Assistentes: Eduardo Díaz (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Público/Renda: 45.558 pagantes / R$4.186.790,00
Cartões amarelos: Neymar (BRA); Advíncula e Ascues (PER)
Gols: Douglas Costa, 21/1ºT (1-0); Renato Augusto, 12’/2ºT (2-0) e Filipe Luís, 31’/2ºT (3-0)
BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Gil, Miranda e Filipe Luís; Luiz Gustavo (Fernandinho, 33’/2ºT), Elias, Willian (Oscar, 39’/2ºT), Douglas Costa (Lucas Lima, 42’/2ºT) e Renato Augusto; Neymar. Técnico: Dunga
PERU: Penny; Advíncula, Zambrano, Ascues e Yotún; Tapia (Ballón, 24’/2ºT), Cueva e Lobatón (Gonzáles, 24’/2ºT); Farfán, Guerrero e Hurtado (Reyna, 19’/2ºT). Técnico: Gareca