A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta segunda-feira (21) a seleção do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, que foi definido no dia anterior com o título do Corinthians sobre a Ferroviária. As Guerreiras Grenás entraram na lista com duas jogadoras, a meia Rafa Mineira e a atacante Patrícia Sochor.
Rafa Mineira
Com toda sua trajetória no futebol escrita com uma única camisa, Rafa Mineira disputou 10 dos 11 jogos da Ferroviária durante a 22ª edição do Paulistão. Com sete temporadas nas Guerreiras Grenás, Rafa domina o meio campo da equipe, trazendo experiência, mesmo aos 25 anos, e também está entre as melhores meias do torneio estadual.
Natural de Alpinópolis, em Minas Gerais, Rafa é um caso raro no futebol – em toda a sua carreira, vestiu apenas uma camisa. Iniciando sua trajetória na Ferroviária aos 16 anos, a meia já tem 10 anos no clube, tendo iniciado nas categorias de base da Ferroviária.
Com toda essa história na equipe, a meia recebeu, recentemente, uma homenagem do clube -uma camisa para marcar os 200 jogos que ela tem com a camisa grená. Além disso, tem cinco títulos pelo time- dois Campeonatos Brasileiro, em 2014 e 2019, um Campeonato Paulista, em 2013, e uma Copa Libertadores, em 2015. Na Seleção Brasileira, tem a participação na Copa do Mundo Sub-20 de 2014.
Patrícia Sochor
Com 25 anos e história no futebol paulista, a atacante Patrícia Sochor é mais uma atacante a integrar a Seleção do Campeonato. Jogadora da vice-campeã Ferroviária, a atleta entrou em campo em 10 dos 11 jogos que as Guerreiras Grenás disputaram, marcando gol em três oportunidades.
Nascida em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, Sochor sempre esteve inserida no mundo do futebol, já que seus pais jogavam, seu avô tinha sido treinador e, quando sua irmã começou a treinar, ela a acompanhava. Como muitas atletas na categoria, seu início se deu nas quadras de futsal. Em 2012, vem a oportunidade no futebol de campo, quando a jogadora vestiu a camisa do Avai/Kindermann-SC.
Mas é no futebol paulista que ela tem suas principais histórias e conquistas. Em 2015, vestiu a camisa do Audax e, logo em seguida, foi para o Centro Olímpico. Em 2016, tem sua primeira passagem pela equipe de Araraquara, antes de ir para o Huelva, da Espanha. No seu retorno ao Brasil, defendeu o Santos, onde ficou por três temporadas, vencendo um Campeonato Paulista e um Campeonato Brasileiro.
Outros indicados
O campeão Corinthians teve o maior número de nomes na seleção do estadual: a lateral direita Katiuscia, a zagueira Érika, a lateral esquerda Yasmin, a meio-campista Gabi Zanotti e a atacante Gabi Nunes escolhidas para integrar a seleção do torneio. A camisa 11 corintiana ainda foi a artilheira, com 11 gols, sendo eleita também a Craque do Campeonato.
O Palmeiras foi o segundo clube com mais representes entre as melhores da competição, já que teve três atletas eleitas -a goleira Vivi, a zagueira Thaís e a meia Ary Borges. Quem completa o selecionado paulista é o Red Bull Bragantino, semifinalista inédito, que teve a indicação da atacante Dandara, além da técnica Camila Orlando.
SELEÇÃO DO PAULISTÃO FEMININO
Goleira: Vivi – Palmeiras
Lateral direita: Katiuscia – Corinthians
Zagueira: Érika – Corinthians
Zagueira: Thaís – Palmeiras
Lateral esquerda: Yasmin – Corinthians
Meio-campista: Ary Borges – Palmeiras
Meio-campista: Rafa Mineira – Ferroviária
Meio-campista: Gabi Zanotti – Corinthians
Atacante: Dandara – Red Bull Bragantino
Atacante: Patrícia Sochor – Ferroviária
Atacante: Gabi Nunes – Corinthians
Técnica: Camila Orlando – Red Bull Bragantino
Craque do Campeonato: Gabi Nunes – Corinthians
Artilheira: Gabi Nunes – Corinthians (11 gols)
Técnico da Galera: Arthur Elias – Corinthians