A programação da Semana Municipal da Capoeira, aberta oficialmente na última segunda-feira (5), prossegue até domingo (11), com apresentações de grupos em escolas municipais e estaduais, rodas de conversa, debate e palestras. No encerramento, no domingo, às 16h, o destaque será a apresentação da Grande Roda de Capoeira, na Praça Lívio Abramo, do Teatro Municipal, na Avenida Bento de Abreu, Jardim Primavera.
As festividades da capoeira integram o mês da Consciência Negra, de 6 a 11 de novembro, promovidas pelo Centro Afro e a programação é gratuita.
Ainda durante esta semana, um recorte da história local sobre a capoeira pode ser visto na Casa da Cultura Luís Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909), na exposição de um acervo composto por fotografias, jornais, cartazes e banners.
Na abertura, também realizada na Casa da Cultura, o prefeito em exercício Damiano Neto ressaltou a luta dos líderes dos grupos de capoeira em Araraquara.
"É muito gratificante para a cidade termos estes grupos com jovens e pais atuando juntos. O trabalho social dos mestres e contramestres é louvável para o fortalecimento da capoeira", disse Damiano.
Para a vereadora Thainara Faria, os grupos de Araraquara lutam para preservar as origens da cidade. "Parabéns aos grupos que mantêm nossa cultura. Inclusive, a lei da Semana da Capoeira está inserida no calendário oficial de eventos da cidade, mas são os grupos que se empenham para que isto aconteça de fato", destacou a vereadora.
De acordo com o mestre José Gomes Sobrinho, do Grupo Sol da Liberdade, a capoeira venceu preconceitos, resistiu e atualmente tem técnico contratado por concurso público. "Nunca desistimos da luta e hoje ganhamos medalhas nos Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, além de apresentações nas escolas e espaços públicos", enfatizou.
"A união de todos dos grupos é fundamental para o sucesso da capoeira na cidade", ressaltou o mestre Toninho do grupo Pau Brasil.
Já Nildão, da Geração Kilombo, contou sobre o trabalho desenvolvido desde os anos 1980 com ex-alunos, que atualmente são policiais, advogados e médicos.
O coordenador do Centro Afro, Luiz Fernando Costa de Andrade, ressaltou políticas públicas implantadas pela gestão do prefeito Edinho, como a Criação do Conselho de Combate ao Racismo e o apoio ao Mês da Consciência Negra. E a secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua, acrescentou que "a convivência com os grupos de capoeira é um grande aprendizado social, histórico e cultural".
Ao final da abertura, autoridades, mestres, capoeiristas jovens e adultos participaram de uma roda de capoeira liderada pelos mestres Zezinho, Toninho e Nildão.
Confira Programação da Semana da Capoeira
07 (quarta-feira)
8h30: Capoeira nas escolas na PEC Ricardo Monteiro
10h: Capoeira nas escolas na EMEF CAIC Ricardo Monteiro
10h45: Palestra "Racismo" Local: DAAE (Sipat)
12h30: Roda de Conversa "Consciência Negra e Cultura Africana e Afro-brasileira". Local: E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior
14h: CRAS Cruzeiro do Sul e Centro de Referência da Juventude visitam Centro Afro
14h: Capoeira nas escolas na E.E.P.G. Luiza Rolfssen Petrilli
14h30: Capoeira nas escolas na E.E João Batista de Oliveira
14h40: Capoeira nas escolas na E.E Lysanias de Oliveira Campos
19h: Debate "A Capoeira em Araraquara – Perspectivas para o Futuro"/ Local: Centro de Referência Afro Capoeira nas escolas no Capoeira nas escolas no Mês da
08 (quinta-feira)
9h: CRAS Cruzeiro do Sul e CRAS Maria Luiza visitam Centro Afro
09 (sexta-feira)
8h30 e 15h: Capoeira nas escolas na CER Profª Zilda Martins Pierre
13h30: Centro de Referência da Juventude visita Centro Afro
16h30: Capoeira nas escolas na EMEF Henrique Scabello
11/11 (domingo)
16h: Grande Roda de Capoeira. Local: Praça Lívio Abramo (Teatro Municipal). Avenida Bento de Abreu s/nº. Programação gratuita.