Os servidores municipais da Educação de Araraquara estão em greve a partir do dia 5 de abril de 2021. A decisão foi tomada em assembleia virtual realizada pela categoria na manhã deste sábado, 3, com organização do SISMAR.
Segundo o sindicato, com a decisão, nenhum servidor da Educação de Araraquara deve ir ao trabalho na segunda-feira, dia 5. “O risco de contaminação por Covid-19 existe, é alto e pode matar você e outras pessoas que você ama”, alerta a entidade.
O SISMAR tomará todas as providências e comunicará a decisão da categoria imediatamente à Prefeitura e aos órgãos de defesa dos trabalhadores, como Ministério Público do Trabalho e a Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE), para que possamos chegar a um acordo em relação ao retorno presencial só quando houver segurança para todos.
Segundo o professor Domingos Alves, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, que pesquisa a Covid-19 desde março de 2020, reabrir as escolas, mesmo que com poucos alunos, vai agravar a pandemia.
“Não podemos colocar a vida de ninguém em risco. Não há explicação razoável para exigir retorno presencial ao trabalho neste momento”, afirmou o sindicato.