As diretorias da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves (FunGota Araraquara) e do Sindicato do Servidores Municipais de Araraquara e Região (Sismar) firmaram na manhã desta sexta-feira (22) termo de Acordo Coletivo de Trabalho.
O acordo adequa e disciplina a jornada de 30 horas semanais de trabalho dos profissionais de saúde que atuam na Maternidade Gota de Leite e em outras unidades de saúde administradas pela Fungota.
O acordo beneficia a totalidade dos empregados da FUNGOTA com diversos avanços, sendo que o maior deles é a regulamentação da nova carga horária semanal de 30 horas. Dos quase 600 servidores, 450 serão beneficiados pela nova jornada, que era a principal pauta de reivindicações de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Para a diretora executiva Lúcia Ortiz, o ato do acordo é um marco para a atual gestão da FunGota que, recentemente, ampliou a área de atuação com administração técnica das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do antigo Pronto Socorro do Melhado.
"O estudo da jornada de trabalho entre funcionários e diretores da FunGota e diretores do Sismar começaram antes da pandemia e nesse início de ano, quando a pandemia deu um fôlego, nós retomamos as propostas. O sentimento é de vitória de todo o grupo. Como enfermeira, estou muito feliz com o acordo da jornada de 30 horas semanais, que irá transformar a vida de todos os funcionários", afirmou a diretora executiva da FunGota, Lúcia Ortiz.
O presidente do Sismar, Gustavo Jacobucci, comemorou o acordo que irá beneficiar os profissionais de saúde da FunGota, a partir da escala de 19 de outubro deste ano.
"Uma conquista histórica: a jornada de 30 horas semanais além de outros benefícios de grande valia para os servidores. O Sismar vinha debatendo há muito tempo com os servidores e em parceria com a Administração", ressaltou Gustavo Jacobucci.
Pela parte da FUNGOTA, o Procurador-Geral Fundacional, Dr. Ernesto Gomes Esteves Neto, liderou a etapa técnica de formulação do acordo e também destacou a importância da atuação em conjunto com a entidade sindical. "Esse Acordo Coletivo é um marco na história da saúde em Araraquara e, principalmente para a história da FUNGOTA, por ser o primeiro da instituição. Ele só foi possível porque havia disposição tanto por parte da Diretoria da FUNGOTA, quanto por parte do SISMAR e tal fato demonstra que, a partir da comunhão desses interesses, é possível obter resultados excepcionais para todos os envolvidos, principalmente para os servidores. É muito bom poder contar com o sindicato da categoria na pavimentação desses novos caminhos."
Também participaram do ato: a diretora administrativa Joice Nogueira Calera, a diretora técnica Emanuelle Laurenti e a procuradora fundacional Mara Augusto Dias, esses da FunGota. E pelo Sismar: a secretária geral Isabel Cristina Dias, a diretora seccional de saúde Suely Scodeler e o advogado Valdir Teodoro Filho, ex-presidente do Sismar.