InícioCidadesCidadeServidores de Araraquara aprovam indicativo de greve e exigem retomada de negociações...

Servidores de Araraquara aprovam indicativo de greve e exigem retomada de negociações salariais

Categoria rejeita proposta do governo Lapena e pode iniciar paralisação na próxima terça-feira

Mais de mil servidores públicos municipais de Araraquara se reuniram em assembleia na noite desta sexta-feira (16) e decidiram, por unanimidade, exigir que o governo Lapena volte a negociar a data-base de 2025 da categoria.

As conversas estavam em curso, mas foram interrompidas de forma unilateral pela administração municipal, que optou por enviar diretamente à Câmara um projeto de reajuste salarial rejeitado pela categoria em assembleia anterior.

Durante a reunião, ficou definido que uma greve geral terá início na próxima terça-feira (20), caso até segunda-feira não haja qualquer avanço no diálogo entre o Executivo, o Sindicato e a comissão de servidores.

O projeto apresentado pelo governo prevê um reajuste de 5,49%. No entanto, a proposta elimina o abono pecuniário ao incorporá-lo ao vale-alimentação, o que, segundo os trabalhadores, prejudica especialmente quem recebe os menores salários. Isso porque o valor do abono, pago diretamente no salário, não é totalmente compensado no tíquete, que também não pode ser utilizado para pagar contas e boletos, afetando o orçamento de muitos.

Com a deliberação pela greve, os servidores entrarão em estado de assembleia permanente. Uma nova reunião está marcada para segunda-feira à noite, a partir das 18h, em frente à Prefeitura, onde a categoria vai definir os próximos passos do movimento caso o governo não apresente disposição para reabrir as negociações.

Foto e Fonte: SISMAR

Notícias relacionadas

Mais lidas