O Comitê de Contingência do coronavírus de Araraquara divulgou em boletim, nesta segunda-feira (10), a avaliação do momento da pandemia no município e região. De acordo com o comitê, a situação é crítica, com número acentuado de novos casos registrados diariamente, muitos com complicações.
O Comitê informou que isso exige o endurecimento das medidas de contenção do Coronavírus, muitas delas já em vigor com a publicação do decreto municipal que estendeu a quarentena no município até dia 19 de agosto. As academias devem continuar seguindo rigorosamente os protocolos sanitários estipulados pelo decreto municipal. Está proibida a realização de aulas e atividades, sejam individuais ou coletivas, particulares, em associações, clubes e entidades.
Continuam revogadas as autorizações e os deferimentos de protocolos outorgados pelo Comitê para aulas não reguladas. No decorrer da semana, a depender da evolução da doença no município, os protocolos serão reavaliados e novas decisões serão tomadas.
O Comitê volta a reforçar que todas as decisões a respeito do avanço ou do retrocesso da flexibilização das atividades econômicas do município são tomadas com base no acompanhamento diário da evolução do Coronavírus, incluindo avanço do número de casos e avaliação da capacidade hospitalar.
SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Araraquara possui nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, mais 2.339 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 299 permanecem em quarentena e 2.019 já saíram. Aguardam resultado de exames 280 amostras.
65 pacientes, entre suspeitos e confirmados, estão internados.
48 pessoas estão em enfermaria – 11 suspeitos e 37 casos confirmados. E 17 pacientes estão internados em UTI – 7 suspeitos e 10 confirmados. Entre os internados, 46 são moradores de Araraquara e 19 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
A taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 49% e de leitos de UTI é de 26%.
Foram notificados, até o momento, 21 óbitos decorrentes de Coronavírus e 2 óbitos suspeitos aguardam resultado de exames. Um deles é uma mulher de 59 anos, com comorbidades, que faleceu ontem, após dar entrada na Santa Casa. O outro é um idoso de 69 anos, com histórico de tosse, que faleceu ontem à noite, em sua residência.