O jogo de ida das quartas de final da Copa Paulista 2018 entre Grêmio Novorizontino e Ferroviária terminou empatado por 1 a 1 na última sexta-feira (26) no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. A chuva que caiu no local encharcou o gramado e dificultou o toque de bola, o que prejudicou a parte técnica da partida. Os gols do jogo foram marcados no primeiro tempo por Rodrigo Sabiá para o time da casa e Elton para a equipe grená.
Além da chuva, a equipe araraquarense teve de lidar com outra dificuldade: a inferioridade numérica após a expulsão do meia Fellipe Matheus ainda no primeiro tempo. O técnico afeano Vinícius Munhoz aprovou o desempenho de seus comandados no jogo. "Vi um confronto muito equilibrado enquanto tínhamos igualdade no número de jogadores. No segundo tempo houve mais posse de bola da equipe do Novorizontino, que por outro lado teve dificuldade em entrar nas nossas linhas porque reposicionamos a equipe para se reorganizar defensivamente e poder contra-atacar. E mesmo com inferioridade, a Ferroviária teve as melhores chances e não seria surpresa se a Ferroviária tivesse saído do jogo com a vitória”, analisou.
Para o treinador, a determinação do grupo fez a diferença em um jogo onde a arbitragem também deixou a desejar. “Fica muito difícil, em um gramado nessas condições, para os jogadores terem o equilíbrio natural que têm em um campo seco. Infelizmente o gol não saiu, mas eu tenho que agradecer aos atletas pelo empenho, por isso parabenizei a todos. E a arbitragem carregou a nossa equipe com cartões amarelos. Eu até achei que os cartões foram merecidos, mas não vi um equilíbrio por parte do Novorizontino, que também fez faltas na mesma proporção, e na minha opinião poderiam ser punidas com cartões”, explicou.
A Ferroviária voltará a enfrentar o Novorizontino no próximo sábado, dia 3, às 19 horas, na Fonte Luminosa. Um novo empate fará a vaga ser decidida nos pênaltis. O comandante afeano espera que a partida seja disputada em campo seco para que o bom futebol prevaleça na decisão. “Temos que torcer para o gramado fornecer condições para que os torcedores que foram à Fonte possam assistir um jogo de qualidade. Acho que tanto Novorizontino quando Ferroviária têm uma forma de jogar que agrada a torcida, com jogadores de qualidade, que colocam a bola no chão, para fazer um jogo bonito e façam acontecer”, concluiu Vinícius Munhoz.