A Ferroviária conquistou uma classificação que parecia improvável há algumas semanas, quando a equipe chegou a ocupar a última posição do Grupo A7 do Campeonato Brasileiro da Série D. Com a vaga assegurada no mata-mata, as atenções se voltam agora para o Hercílio Luz-SC, time que a Locomotiva enfrentará em jogos de ida e volta. O primeiro jogo entre os dois times acontece neste sábado (29), às 17 horas, no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, com a partida de volta agendada para o sábado seguinte (5), às 15 horas, no Estádio Aníbal Costa, em Tubarão-SC.
O técnico afeano Alexandre Lopes falou sobre as dificuldades que cercaram a conquista da vaga para o mata-mata. “Primeiramente tenho que parabenizar o grupo pela classificação, pelo empenho na fase classificatória. Quero deixar bem claro que não podemos apagar jamais o que foi feito lá atrás. Temos que trazer conosco as dificuldades que a competição nos trouxe, os desafios que a competição nos mostrou e o longo percurso que foi chegar até aqui neste momento de classificação. É preciso entender as nossas potencialidades e entender as nossas fragilidades, para que possamos melhorar e aperfeiçoar para a próxima etapa da competição. É uma etapa que queríamos muito, fomos em busca, brigamos até o último jogo e vamos aproveitar o máximo possível agora. Temos essa semana de bastante estudo e precisamos colocar em prática aquilo que temos como prioridade para podermos surpreender a equipe do Hercílio Luz”, afirmou.
Lopes revelou que a partida deste sábado marca também uma nova etapa de sua carreira. “Nessa minha caminhada como treinador, esse jogo tem um caráter especial. Fui recém-promovido para a equipe principal da Ferroviária e logo em seguida conseguimos êxito ao colocar a equipe em uma fase de classificação, mesmo após pegar a equipe em último lugar da chave. Esse espaço que conquistamos é muito importante para mim, mas também para todo o grupo e para a cidade. O que nós entendemos é que esse é um momento em que precisamos minimizar os nossos erros. Eu sempre falo que entendo o futebol como atacar e defender com eficiência e é isso que temos que fazer”, ressaltou.
O treinador valorizou a força do adversário, mas destacou que a Série D se torna uma nova competição a partir de agora, com as equipes em situações de igualdade. “Entramos na era da Copa do Brasil da Série D, que é o mata-mata. A equipe do Hercílio Luz conseguiu manter a base do Campeonato Catarinense, mudando apenas dois jogadores, é uma equipe que fez uma excelente competição no Catarinense e acabou eliminada pelo Criciúma. É uma equipe que classificou em primeiro lugar de sua chave, então merece todo nosso respeito, como todas as nossas equipes. Porém temos que ter tranquilidade de trabalhar e entender aonde podemos ter as nossas oportunidades e nossas brechas para podermos atacar o Hercílio Luz e fazermos a vantagem em nossa casa, que seria muito importante para o segundo jogo”, completou Alexandre Lopes.
A Ferroviária se classificou com a quarta melhor campanha do Grupo A7, com 20 pontos (cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas) atrás de Patrocinense-MG (24), Maringá-PR (24) e Inter de Limeira (22). Fora da zona de classificação ficaram Crac-GO (19), XV de Piracicaba (17), Cascavel-PR (14) e Operário-MS (8).
Já o Hercílio Luz foi o líder do Grupo A8 com 29 pontos (oito vitórias, cinco empates e uma derrota, com 21 gols feitos e 10 sofridos), à frente de Caxias-RS (23), Camboriu-SC (22), Brasil-SC (20), Sãojoseense-PR (20), Concordia-SC (19), Aimoré-RS (10) e Novo Hamburgo-RS (7).
Vale destacar que os ingressos para o duelo deste sábado já estão à venda de forma online (clique aqui).