A Ferroviária saiu na frente nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2023 ao vencer o Anápolis-GO por 1 a 0 no início da noite do último sábado (12) no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara (clique aqui para ler a matéria). Em entrevista concedida após o jogo, o técnico afeano Alexandre Lopes analisou o desempenho de seu grupo e elogiou o goleiro Saulo, que defendeu um pênalti no início da partida.
“Foi um jogo muito difícil. O Anápolis tem uma equipe bem estruturada, uma equipe bem montada, organizada, principalmente no setor defensivo. É uma equipe que sabe o que faz, sabe ocupar os espaços e gerou muita dificuldade para nós. No começo do jogo tivemos aquele pênalti que poderia ter ocasionado danos para nós no decorrer das partida, mas temos um grande goleiro, um grande profissional, que se doa todo dia, em todo treino, e cada dia que ele entrapara treinar está melhor que no dia anterior. Ele tem evoluído muito e, com toda sua experiência, nos ajudou muito ao defender o pênalti. E em momento algum a nossa equipe abaixou a cabeça, na verdade controlamos o jogo e a todo momento buscamos o gol, fizemos muitas variações, mas o Anápolis é uma equipe muito bem montada, não foi à toa que conseguiu uma bela classificação e conseguiu o direito de jogar em casa o segundo jogo”, comentou.
O jogo de volta está marcado para este domingo (20), às 16 horas, no Estádio Olímpico de Goiânia, já que o Estádio Jonas Duarte, em Anápolis-GO, passa por um processo de manutenção do gramado após receber um evento que marcou o aniversário da cidade. A Locomotiva tem a vantagem do empate na partida de volta. Vale destacar que, caso as duas equipes tenham o mesmo número de gols após as duas partidas, a vaga para as quartas de final será decidida nos pênaltis.
O treinador revelou o que espera para a partida de volta. “Não tem jogo fácil. Para colocarmos uma equipe dentro de campo já é muito difícil, imagina ganhar uma partida, imagina fazer um gol, imagina chegar a uma decisão. São situações dificílimas que nos fazem buscar todo dia equilíbrio e força para nos mantermos equilibrados para chegarmos na casa do adversário e desempenharmos um bom jogo para voltarmos classificados de lá”, salientou.
Alexandre Lopes elogiou a participação da torcida no jogo de sábado, mas convoca a cidade para os próximos desafios da equipe. “Para nós é muito satisfatório. As forças extras sempre vão nos ajudar, vão nos motivar, trazer mais energia. Os torcedores que estiveram presentes realmente nos ajudaram e precisamos de mais. O torcedor não pode só pensar no momento da vitória, no momento em que estamos em certo patamar de uma competição. O mais importante é que esteja conosco desde sempre. Estamos mobilizando uma cidade e dentro de campo os atletas estão correspondendo. A Ferroviária é uma equipe que quer, que está propondo, correndo atrás. Os torcedores que vieram estão de parabéns, mas precisamos de mais gente. Um estádio tão bonito como esse precisa estar lotado. A cidade tem que vir em massa, tem que vir em peso porque estamos correspondendo”, completou o técnico.