InícioEsporteTécnico da Ferroviária fala sobre planejamento para o Paulistão

Técnico da Ferroviária fala sobre planejamento para o Paulistão

Em entrevista aos Campeões da Bola, Vinícius Munhoz também comentou sobre participação na Série D

O técnico da Ferroviária, Vinícius Munhoz, participou do programa 'Balanço Geral' dos Campeões da Bola da Rádio Cultura e falou sobre a participação de sua equipe no Campeonato Brasileiro da Série D deste ano e o planejamento para o Paulistão de 2023. 

Sobre a competição nacional, onde a Locomotiva foi eliminada na primeira fase, o treinador lembrou que assumiu a equipe no decorrer da competição — na 7ª rodada — e falou sobre os momentos que levaram o clube a perder precocemente as chances de acesso. "Sobre nossa participação na Série D, eu posso falar do período em que eu estive à frente na competição. Quando cheguei aqui em Araraquara para assumir a equipe, a Ferroviária vivia um momento muito difícil, ficou um longo período sem vencer e isso afeta o ânimo de todos. Eu diria que o trabalho teve um caráter emergencial, tendo em vista a necessidade imediata de resultados. Conquistamos vitórias importantes que colocaram a Ferroviária de volta à briga, mas no meu entendimento, o jogo determinante foi contra o Nova Venécia em casa, onde mesmo com uma grande apresentação, não conseguimos o resultado e ali fez a pressão aumentar para o jogo contra o Bahia de Feira, que foi uma partida cercada de um componente emocional importante. O Bahia soube jogar o jogo, enquanto a Ferroviária se perturbou um pouco e infelizmente fomos à última rodada sem chances de classificação", analisou. 

Com todo o segundo semestre sem calendário de jogos, Vinícius comanda um processo de observação e sondagens para a montagem do elenco que disputará a Série A1 do Campeonato Paulista do ano que vem, que terá início em janeiro. "Me sinto muito mobilizado, feliz e com uma expectativa enorme de conduzir uma boa preparação, escolher bem os atletas e quanto a isso estamos sendo bem cuidadosos e criteriosos nas escolhas. No futebol não temos condição de acertar 100%, mas eu entendo que conseguimos diminuir a margem de erro. Estamos tentando ter esse cuidado no planejamento para o Paulistão para que possamos errar o menos possível, ter uma equipe competitiva e aproveitar bem o período de preparação. Eu entendo que o fato de termos uma Copa do Mundo nos dará a possibilidade de nos prepararmos melhor para o Paulistão que começa só em janeiro. E é com isso que venho ocupando meu tempo, juntamente com a diretoria, para que possamos ter uma equipe condizente com a história e a tradição da Ferroviária nessa competição, que é o Campeonato Paulista", projetou.  

Vinícius relatou que, neste momento, a Ferroviária conta com um elenco formado por jogadores que cumprem contrato e que treinam diariamente, enquanto a comissão técnica e a diretoria realizam uma prospecção de atletas, observando jogos de todas as séries do Campeonato Brasileiro. "É necessário observarmos algumas características que esses jogadores precisam para poder atender o modelo de jogo, que são as ideias que a Ferroviária quer ter para praticar o seu futebol, nós temos uma amostragem enorme de jogadores, além da observação nos jogos. Temos reuniões periódicas acontecendo todos os dias, onde fazemos um debate relacionado aos nomes e características dos jogadores, porque dessa forma entendemos que diminui a margem de erro e começamos a ter um direcionamento", salientou.

Perguntado sobre as negociações que envolvem a possível venda do clube a um grupo investidor espanhol, o técnico respondeu que tenta se manter fora das conversas. "Eu procuro, como treinador, ter o foco nas coisas que temos a condição de controlar. Confesso que fico um pouco alheio a isso, procuro seguir organizando bons treinos, ficar à disposição do elenco de jogadores que está conosco, além de participar das reuniões de planejamento. É nisso que tenho focado, são as coisas que a gente controla, e eu deixo à cargo da diretoria, que tem condição de tomar boas decisões relacionadas à parte administrativa, que eu não tenho conhecimento, mas tenho certeza de que as melhores decisões serão tomadas pela nossa direção", completou.

A Ferroviária fará, em 2023, sua sétima participação consecutiva na principal divisão do futebol estadual. A temporada contará ainda com a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, onde a equipe tentará, pela sexta vez, buscar o acesso ao terceiro patamar da competição nacional.

 

Notícias relacionadas

Mais lidas