Na noite do último domingo (20), por volta das 21h, a Guarda Civil Municipal de Araraquara-SP, interceptou uma motocicleta após patrulhamento preventivo na Avenida Bento de Abreu, no Jardim Primavera.
A moto era conduzida por um adolescente de 16 anos, que levava outro menor, de 14 anos, na garupa.
De acordo com as informações, ao avistarem a equipe da GCM, os ocupantes da motocicleta passaram a demonstrar atitude suspeita.
O condutor começou a acelerar bruscamente o veículo, produzindo um forte ruído, prática conhecida popularmente como “cortar de giro”.
Simultaneamente, o garupa tentou cobrir a placa com a mão, enquanto o veículo avançava o sinal vermelho e trafegava de maneira imprudente.
Diante da direção perigosa e da recusa em obedecer à ordem de parada, a equipe passou a acompanhar a motocicleta por diversas vias da cidade, até que foi possível realizar a abordagem no Bairro Jardim Serra Azul.
Durante a revista, nada de ilícito foi localizado com os adolescentes. Ao ser questionado, o condutor (que logo após a abordagem se descobriu que era menor de idade) relatou que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que a motocicleta era emprestada.
Os responsáveis legais foram acionados e compareceram ao local. O condutor, o proprietário da moto e os genitores foram conduzidos ao Plantão Policial, onde o delegado de Polícia Civil os enquadrou nos crimes de desobediência (art. 330 do Código Penal), por permitir direção a pessoa não habilitada (art. 310 do Código de Trânsito Brasileiro) e direção perigosa (art. 311 do CTB).
A motocicleta foi recolhida ao pátio por apresentar irregularidades, como pneu traseiro em mau estado e escapamento fora dos padrões permitidos, além da tentativa de fugir da abordagem da Guarda.
Fonte e foto: Secretaria de Comunicação de Araraquara