O feriado de Finados é especial para os frequentadores do Bar do Laerte Coletti, na Vila Ferroviária, que nesta quarta-feira voltarãoa realizar a Caminhada dos Britos, uma tradição iniciada em 1990, quando, entre uma conversa de bar e outra, resolveram se encontrar às 5h30 da manhã defronte o estabelecimento para uma caminhada até o Cemitério dos Britos.
A sugestão foi do próprio Laerte, que havia comprado o bar um ano antes. E assim, ainda no escuro da madrugada, os Heróis do Britos, como são chamados, partem para uma jornada de aproximadamente 45 minutos até o Vale do Sol.
Ele explica detalhes da caminhada. “É como uma partida de futebol: são dois tempos de 45 minutos, entre ida e volta, mais uns 15 minutinhos de intervalo. No cemitério, o pessoal se dispersa para cada um fazer suas orações, mas antes de voltar, a gente se junta novamente em frente à igreja para a foto oficial”, destaca Laerte, que foi jogador da Ferroviária nos anos 70.
A foto citada por ele vai para o mural do bar, em alusão aos Heróis dos Britos daquele ano. Nem mesmo a chuva, que em alguns anos caiu justamente na hora da caminhada, foi capaz de tirar a coragem do pessoal. E é desta forma que, neste feriado de Finados, logo nas primeiras horas do dia, antes mesmo do sol nascer, enquanto muitos ainda estão dormindo, descansando ou saindo da rotina, os Heróis dos Britos estão completando sua 27ª Caminhada, mantendo a tradição, e principalmente celebrando uma amizade de quase três décadas.


