Pesquisa qualitativa de opinião indica que o serviço prestado pelo Consórcio Araraquara de Transportes (CAT) tem avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano. Pelo menos é o que aponta pesquisa feita pelo próprio Consórcio que opera o transporte coletivo na cidade.
De acordo com o levantamento, comparando a operação atual à gestão anterior (CTA), 68% avaliam que o CAT realiza um trabalho melhor, enquanto 5% acreditam que o serviço piorou. O restante, 23% entende que não houve alteração quanto à qualidade do serviço prestado. Para 58% dos entrevistados, o transporte de ônibus na cidade está entre ótimo e bom; 28% avaliam como regular e 14% julgam ruim o serviço oferecido no município.
Os destaques positivos da avaliação foram ônibus e motoristas. Os ônibus foram aprovados com 76% de avaliações ótimo e bom, diante de apenas 6% de reprovação (ruim ou péssimo). Na comparação com a CTA, 64% acreditam que está melhor, diante de apenas 3%que entendem ter piorado. Nos quesitos limpeza e conservação a aprovação é de 78% dos entrevistados. No item pontualidade, a percepção de melhoria em relação ao transporte operado pela CTA é de 86%.
Em relação aos condutores, a aprovação sobre a educação e atenção chega a 78%. Quando questionados sobre a educação dos motoristas para com idosos e pessoas com deficiência, 74% dos entrevistados avaliaram de maneira positiva.
Quando a pergunta é sobre a apresentação e asseio dos motoristas a avaliação é positiva para 84% dos entrevistados. 76% avaliaram positivamente o cuidado dos motoristas no embarque e desembarque dos passageiros. 79% aprovam a obediência dos motoristas aos sinais para embarque e desembarque e, concluindo, 70% se sentem seguros com a maneira com que o motorista conduz o ônibus.
“Os dados obtidos com a pesquisa nos permitem traçar o perfil dos usuários, confirmar acertos e evidenciar pontos de melhorias, direcionando os próximos passos de maneira mais assertiva e em consonância com as expectativas dos cidadãos de Araraquara. O índice de aprovação nos dá a certeza de estamos no caminho certo e nos motiva a melhorar a cada dia”, disse Mauro Herszkowicz, diretor do CAT.
Pesquisa
A pesquisa qualitativa de opinião foi realizada ela empresa Factual Pesquisa Ltda e tem um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.