A Secretaria da Educação de Araraquara fez a aquisição de bonecas negras que serão distribuídas em todas as escolas que compõem a rede municipal da cidade.
Ação colabora para efetivação da Lei 10. 639/2003, a fim de prover o ambiente escolar com ferramentas pedagógicas que representem a diversidade étnico-racial existente no Brasil.
Atividade visa estimular a representatividade em relação à diversidade étnico-racial com o intuito de promover a afirmação da identidade. O gesto certifica a representatividade étnica sobretudo durante a primeira fase da vida das crianças.
Esta representatividade contribui para estabelecer referências afetivas e destacar os diferentes padrões de relação sociais de respeito.
Para Rosires de Fátima Botelho, coordenadora técnica de Estudos Étnico-raciais, é de suma importância trabalhar com as crianças o respeito à diversidade sejam elas brancas ou negras. “Trazer para o universo escolar bonecas e outros brinquedos que contemplem a diversidade étnica e representem as diferentes matrizes que deram origem ao povo brasileiro é uma excelente forma de trabalhar a autoestima das crianças pretas, devido à cultura do branqueamento presente em nossa sociedade, rompendo com padrões estéticos impostos”.
IMPORTÂNCIA
As bonecas reforçam a identidade no imaginário das crianças, pois há possibilidade da criança se reconhecer e ter uma boneca que se parece com ela. Isso é fundamental para a formação da identidade das crianças. Visto que, a maioria das bonecas fabricadas, segue um padrão estético baseado na branquitude.
As bonecas fortalecem a representatividade e corroboram para a construção da identidade da criança negra, podendo levá-la a entrar em um mundo onde ela é protagonista. Além de gerar inclusão e respeito à diversidade.
OUTRAS AÇÕES
A aquisição de outros recursos, como o Atlas Geocultural da África, além da realização de ações formativas que contribuam para a capacitação e o engajamento das equipes para uma educação antirracista também integram os projetos futuros.