Cerca de 166 mil eleitores estão aptos a votar em Araraquara no próximo domingo, dia 28. E, para garantir a transparência e legalidade no segundo turno, 13 urnas foram auditadas publicamente pelo juiz eleitoral, João Batista Galhardo Junior, nesta quarta-feira (24). O procedimento foi aberto ao público e acompanhado pelo Promotor do Ministério Público Eleitoral, eleitores, imprensa e uma advogada de um partido político. Nenhum problema foi constatado.
No processo de auditoria, os dados inseridos nas urnas pela Justiça Eleitoral, são zerados e uma ficha é impressa para mostrar que todos os candidatos estão sem nenhum voto. Depois é feito um simulado da votação, com todos os candidatos que vão concorrer ao segundo turno, como explicou José Adilson de Abreu Junior, chefe da 385ª Zona Eleitoral.
O Abraão Pereira Malta, um dos mais de 166 mil eleitores de Araraquara, acompanhou a auditoria e disse que o procedimento confirma que o voto eletrônico é seguro no Brasil. Confira abaixo a reportagem completa.